Política

Lula recebe medalha Thomé de Souza proposta pelo vereador Suíca em 2017 durante agenda em Salvador

12 de Maio de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Lula recebe medalha Thomé de Souza proposta pelo vereador Suíca em 2017 durante agenda em Salvador]

Depois de conseguir mudar o local de entrega, o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) conferiu a medalha Thomé de Souza ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

FOTO: Divulgação

A medalha foi para o petista durante as agendas realizadas na quinta-feira (11), na capital baiana, para a abertura das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo (PPA) e para a assinatura da regulamentação da Lei Paulo Gustavo, que destina R$ 3,8 bilhões para a cultura do país. Nesta sexta (12), Suíca lembrou da importância dos governos petistas e da gestão de Lula voltada para a população mais vulnerável do país como uma das justificativas para a entrega da honraria aprovada ainda em 2017.

“Conseguimos mudar o local da entrega no plenário da Câmara e entregamos a medalha ao presidente Lula. Ele ficou muito emocionado com a honraria e garantiu que vai ajudar o Nordeste e a Bahia cada vez mais em seu governo. Foi um momento de suma importância, principalmente para o nosso mandato. Lula foi e é ligado aos movimentos sociais e deve estreitar ainda mais essa relação. Foram os movimentos, inclusive o sindical, que o ajudou a derrotar os bolsonaristas nas urnas em 2022. Essa representatividade é crucial para a continuidade de seu governo. E a entrega da medalha Thomé de Souza segue essa mesma linha de atuação participativa e com o povo no orçamento. Nada mais justo que a maior honraria da Casa”, descreve Suíca.

Presente nas duas agendas do presidente Lula, o edil petista destacou a participação da sociedade no processo instalado pelo Governo Federal que debate as prioridades para investimentos de recursos e políticas públicas para os próximos quatro anos. “O PPA participativo é que faz toda a diferença. Precisamos ouvir o povo”, sintetiza Suíca. Também foi regulamentada a Lei Paulo Gustavo, em que estados e municípios já podem apresentar seus planos de ação para acessar o montante de R$ 3,8 bilhões, o maior valor da história destinado ao setor cultural no país.

“Os ignorantes deste país precisam aprender que cultura não é gasto, que cultura não é pornografia, que cultura não é uma coisa menos importante. Cultura é o jeito da gente falar, da gente comer, da gente dançar, da gente andar, da gente cantar, da gente pintar, da gente fazer aquilo que a gente sabe fazer. Cultura significa emprego, milhões de oportunidades para quem precisa comer, tomar café, jantar”, disse Lula em um discurso na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, um dos principais espaços culturais da capital baiana.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias