Lula já revogou quase dois decretos por dia, a maioria deles de Bolsonaro
15 de Maio de 2023 - Revista Fórum
Essas revogações incluem restrições ao porte de armas, cancelamento de privatizações de estatais e alterações no Marco Legal do Saneamento.
FOTO: Ricardo Stuckert
De acordo com um levantamento obtido pelo Estadão, desde que assumiu a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva já revogou quase dois decretos por dia, abrangendo uma ampla gama de áreas. Essas revogações incluem restrições ao porte de armas, cancelamento de privatizações de estatais e alterações no Marco Legal do Saneamento.
Até o momento, pelo menos 231 decretos de administrações anteriores foram anulados por atos assinados pelo presidente Lula e seus auxiliares, com destaque para os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão). Decisões tomadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro foram as mais frequentemente revertidas.
Dos 231 decretos, 155 foram revogados integralmente e outros 76 de forma parcial até 4 de maio, de acordo com a Casa Civil. Algumas dessas medidas têm caráter administrativo, envolvendo modificações nas estruturas internas de órgãos e conselhos estatais, alteração de programas, como o de desestatização, ou mudança de direção em políticas específicas relacionadas à indústria, agricultura e acesso a armas, entre outros.
Entre os decretos revogados estão aqueles que anularam ações de Bolsonaro relacionadas a incentivos fiscais para produção cultural (Lei Royanet), regras para inclusão escolar de alunos com deficiência e medidas contra o desmatamento na Amazônia.
Após os atos simbólicos que marcaram o início do mandato, quando Lula revogou decretos que facilitaram a compra e o porte de armas durante o governo Bolsonaro, a Casa Civil do governo Lula tem seguido a determinação presidencial de "reconstruir políticas" em várias áreas.
Comentários
Outras Notícias
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023