Em meio à polêmica sobre Buracão e áreas verdes, surge o 'Baralho do Crime Ambiental
11 de Março de 2024 - Redação Pernambués agora
Série de cards tem retrato de 29 vereadores de Salvador que apoiam planos da especulação imobiliária / Foto Divulgação
Às vésperas da votação do projeto de lei que transforma dois imóveis situados na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, em parque público com vista para o mar e estacionamento com acesso pela Rua do Barro Vermelho, começou a circular intensamente nos grupos de aplicativos de mensagens uma série de cards batizado de Baralho do Crime Ambiental. Trata-se de sátira com o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), com a diferença de que, em vez dos bandidos mais procurados, mostra o retrato de 29 vereadores que votaram a favor da desafetação de 40 áreas verdes e terrenos da capital, parte deles já colocado em leilão.
No Baralho do Crime Ambiental, os vereadores listados são ases de espada. Todos eles pertencem à base aliada ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) e são apontados nos corredores da Câmara como integrantes da tropa favorável aos planos de avanço da especulação imobiliária em Salvador, em detrimento do meio-ambiente. O que incluir impedir a aprovação da proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Muniz (PSDB), que impede a construção de dois espigões residenciais de alto padrão na famosa praia do Rio Vermelho pela construtora OR (atual nome da Odebrecht).
O baralho, cuja autoria é desconhecida, circulou bastante entre moradores do bairro e militantes de movimentos sociais, em meio às especulações que apontam para o naufrágio do projeto de Muniz. Em entrevista ao radialista Mário Kértesz na última quinta-feira (07), o próprio presidente da Câmara Municipal admitiu dificuldades para aprovar a proposta, devido à ampla maioria que a bancada da prefeitura possui na casa. Dos 43 vereadores, a oposição tem apenas nove integrantes.
Comentários
Outras Notícias
Casos de sarampo nos Estados Unidos passam de 4,5 mil em 2026
29 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Magnific
Bahia registra aumento de 445% nos atendimentos por problemas com jogos e apostas
29 de Outubro de 2026Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Vitória chega à reta final do Brasileirão como único time sem triunfo fora de casa
29 de Outubro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Boipeba recebe festival gratuito com Maria Gadú, Geraldo Azevedo e Cortejo Afro
29 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade
27 de Outubro de 2026Greve dos garis e margaridas deve começar no dia 1º de novembro em Salvador | FOTO: Divulgação
Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos
27 de Outubro de 2026Foto: Bruno Peres / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023