Política

Projetos de Suíca que troca nome de praça para Maria Felipa e garante doulas em partos são sancionados pelo Executivo

13 de Março de 2024 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Projetos de Suíca que troca nome de praça para Maria Felipa e garante doulas em partos são sancionados pelo Executivo]

De autoria do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), dois projetos de lei foram sancionados pelo Poder Executivo soteropolitano e já estão em vigor nesta quarta-feira (13)

Uma das propostas é justamente a que muda o nome da Praça Visconde de Cairu para o da heroína da Independência Maria Felipa. A outra é a que permite a presença de doulas em partos e pós-partos imediatos, processo encampado por Suíca desde a primeira legislatura e que ajuda na construção de uma política de saúde mais humanizada.

Para o edil petista, as duas peças são fundamentais para a comunidade negra e periférica. “Primeiro que temos o orgulho de reconhecer Maria Felipa como heroína. Seu nome está no ‘Livro de Aço no Panteão da Pátria’, na capital federal. É preciso lembrar que esse projeto foi encampado por inúmeros artistas e influencers como uma forma de homenagear a heroína da Independência do Brasil na Bahia e de justificar sua luta por liberdade”, aponta.

Suíca é historiador e tem buscado garantir passos importantes para a consolidação da história e do reconhecimento de uma mulher guerreira que expulsou os portugueses invasores na base da surra de cansanção. “Temos a honra de ter proposto essa homenagem. É mais uma vitória do povo e do movimento negro e do povo brasileiro”, declara. O edil agradeceu todos que fizeram parte da campanha e da equipe do mandato que conseguiu, em tempo hábil, criar, apresentar e lutar pela mudança. 

“Além do de Maria Felipa, é importante dizer que o projeto da doulas é tão importante quanto, pois vai permitir a presença de doulas em partos e pós-partos imediatos. Outra medida que ajuda na construção de uma política de saúde mais humanizada”. Ainda conforme Suíca, esse projeto foi apresentado no início de sua primeira legislatura e foi sancionado após quase 11 anos”, completa.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias