Política

Documentário norte-americano sobre Lula vai ser exibido em Cannes

22 de Abril de 2024 - Redação Pernambués agora
[Documentário norte-americano sobre Lula vai ser exibido em Cannes]

Festival francês realizará uma exibição especial do filme dirigido por Oliver Stone, ganhador de 3 Oscars / Foto Ricardo Stucker

diretor de cinema norte-americano Oliver Stone terá exibição especial no Festival de Cannes, na França, de seu documentário que aborda o período em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi preso pela Lava Jato e seu retorno ao poder. “Lula”, sem data de estreia, é esperado para o final do ano no circuito comercial.

Stone, de 77 anos, já registrou o petista antes. Em 2009, realizou uma viagem por cinco países da América do Sul em que explorava os movimentos políticos da região à época. Ali entrevistou o então reeleito 35º representante da República brasileira sobre a visão que os países do Norte tinham sobre o Sul-global.

Conhecido por seus trabalhos políticos, o realizador possui três prêmios da Academia de Cinema norte-americana. Dois Oscars pela direção dos dramas de guerra “Platoon” (1987) e “Nascido em 4 de Julho” (1990), além de outra estatueta pelo roteiro de “O expresso da meia-noite” (1978).

Oliver Stone possui outros documentários famosos. Em 2012 lançou “Castro in Winter”, narrando seu terceiro encontro com o líder cubano Fidel Castro. Cinco anos depois, entrevistou Putin para a série documental “Entrevistando Putin” (2017). Em um de seus últimos trabalhos, revisitou a morte do ex-presidente norte-americano J. F. Kennedy (“JFK Revisitado”, de 2021).

Comentários

Outras Notícias

[Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]
Mundo

Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações

27 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]
Saúde

Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19

27 de Abril de 2026

Foto: Myke Sena/MS

[Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]
Saúde

Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]
Educação

Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Agência Brasil

[Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]
Saúde

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

26 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

26 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil