Vereadores aprovam 12 resoluções e abordam temas diversos nos debates
22 de Maio de 2024 - Diretoria de Comunicação
Vereadores aprovam 12 resoluções e abordam temas diversos nos debates / Foto Antônio Queiroz
A Câmara aprovou, na tarde desta terça-feira (21), em sessão ordinária, 12 projetos de resolução. Nos registros em plenário, os vereadores abordaram temas diversos, como críticas ao Governo do Estado da Bahia por conta do reajuste salarial dos servidores, prestação de contas pela Sefaz e a utilização da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública) pela Prefeitura Municipal de Salvador. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Isnard Araújo (PL).
Os projetos de resolução aprovados foram apresentados pela Mesa Executiva, pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), e pelos parlamentares Kiki Bispo (União), Anderson Ninho (PDT), Randerson Leal (Podemos) e Isnard Araújo. Entre as resoluções, duas delas, de autoria de Carlos Muniz, conferem ao presidente do Benin, Patrice Talon, o Título de Cidadão de Salvador e a Medalha Thomé de Souza.
Nos registros, o vereador Duda Sanches (União) criticou a gestão estadual, enfatizando que ela “é inimiga do servidor público” por não corrigir os salários como deveria.
O vereador Arnando Lessa (PT) defendeu o governador Jerônimo Rodrigues e lembrou que o prefeito Bruno Reis reajustou os vencimentos dos servidores da Prefeitura abaixo do esperado e não linear. Ele também levantou a questão do uso indevido da Cosip, que, no seu entender, infringe a legislação.
Já o vereador Claudio Tinoco (União) relatou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), em decisão por maioria, declarou a ilegalidade na licitação e no contrato do Monotrilho do Subúrbio, também chamado de Veículo Leve de Transporte (VLT).
A apresentação pela Sefaz do balanço fiscal da Prefeitura, em audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, foi comentada pela vereadora Marta Rodrigues (PT). Ela afirmou que, com base nos números do 1º Quadrimestre de 2024, o Município de Salvador está se endividando.
A gestão de Giovanna Victer, secretária municipal da Fazenda, foi elogiada pelo vereador Paulo Magalhães Júnior (União). Ele ressaltou que “Salvador é referência na aplicação dos recursos públicos”. Sobre o uso da Cosip pela gestão municipal, comentou que a contribuição pode ser empregada para cobrir outras receitas, observando, ainda, que a iluminação pública de Salvador vem melhorando anualmente.
Ainda na sessão ordinária, o vereador Anderson Ninho defendeu os revendedores de carros usados que realizam um Feirão no final da Avenida Paralela.
Comentários
Outras Notícias
IBGE aponta que mais de 8 milhões de brasileiros deixaram a pobreza entre 2023 e 2024
04 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Centro Odontológico da Liberdade passa a oferecer atendimento de urgência e amplia cobertura em Salvador
04 de Dezembro de 2025Foto: Ascom SMS
Aeroporto de Salvador projeta maior alta temporada da sua história para 2025/2026
04 de Dezembro de 2025Foto: Will Recarey
Programação oficial do verão 2025/2026 em Salvador é divulgada; confira as datas
04 de Dezembro de 2025Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023