Lula fala em ‘supremacia branca’ ao se queixar da falta de diversidade em evento do Judiciário
17 de Setembro de 2024 - Redação Pernambués agora
No Itamaraty, presidente disse ter visto maior diversidade, diferente do Judiciário. Quando pôde, contudo, ele não indicou negros para o STF / Foto Ricardo Stucker
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se queixou de uma “supremacia branca” durante uma cerimônia do poder Judiciário da qual participou. Lula não citou o evento, mas no dia 3 de setembro, ele esteve na posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell.
Segundo o presidente da República, o público presente estava “fora da realidade brasileira”. Ele fez um contraponto com o que observou na cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco, no Itamaraty, nesta segunda-feira (12).
“Eu fui na posse de um ministro esses dias, no tribunal, era uma supremacia branca, que não tem nada a ver com a realidade brasileira. Eu dizia que não vi nenhum aluno no ProUni naquela posse, não vi nenhum aluno do Fies, parecia que era um outro mundo. Então, quando venho aqui e vejo que Brasil está representado na questão de gênero, na questão racial, fico com orgulho. Porque o Itamaraty é um centro de excelência”, disse Lula
Desde que assumiu a presidência, Lula indicou dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF), tendo optado por Cristiano Zanin e Flávio Dino. Nenhum deles é negro. Questionado à época, o presidente disse que era “mais difícil” encontrar nomes qualificados de mulheres e negros para ocupar cargos no primeiro escalão.
Segundo o chefe do poder Executivo, a razão seria a ausência da participação políticos desses grupos de forma mais contundente.
Comentários
Outras Notícias
Casos de sarampo nos Estados Unidos passam de 4,5 mil em 2026
29 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Magnific
Bahia registra aumento de 445% nos atendimentos por problemas com jogos e apostas
29 de Outubro de 2026Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Vitória chega à reta final do Brasileirão como único time sem triunfo fora de casa
29 de Outubro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Boipeba recebe festival gratuito com Maria Gadú, Geraldo Azevedo e Cortejo Afro
29 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade
27 de Outubro de 2026Greve dos garis e margaridas deve começar no dia 1º de novembro em Salvador | FOTO: Divulgação
Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos
27 de Outubro de 2026Foto: Bruno Peres / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023