17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula
11 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Tatiane Azeviche/Setur
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que estabelece 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music, movimento cultural que nasceu na Bahia e se tornou marca registrada do Carnaval de Salvador.
A cerimônia, realizada na última quarta-feira (6), contou com artistas, parlamentares e representantes de blocos. O projeto é de autoria da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e a data foi escolhida em referência ao lançamento de “Fricote”, de Luiz Caldas, considerada marco inicial do gênero.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a relevância do carnaval e do axé como expressões artísticas e vetores de desenvolvimento econômico e social. O ano de 2025 marca também os 40 anos do movimento, que busca ser reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil.
O vereador André Fraga apresentou a proposta para oficializar o título, ressaltando o papel do axé na preservação das tradições e no fortalecimento do turismo cultural da Bahia.
Comentários
Outras Notícias
”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA
17 de Junho de 2026A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |
Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial
17 de Junho de 2026Foto: ABC
Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu
17 de Junho de 2026Foto: Mateus Pereira / GovBR
Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira
17 de Junho de 2026Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador
17 de Junho de 2026Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano
16 de Junho de 2026Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023