Dia dos garis e margaridas reforça luta do SindilimpBA para aprovação de projeto no Senado
10 de Maio de 2026 - Redação Pernambués agora
Regulamentação da profissão de garis e margaridas está no Senado para votação | FOTO: Reprodução/Meta IA
Regulamentação da profissão de garis e margaridas em todo o território nacional. É com essa premissa que a categoria, via SindilimpBA, celebra o dia nacional desses 'geradores de saúde urbana'. Neste 16 de maio, o sindicato dará continuidade ao cronograma de protestos pelo país que começa um dia antes em Brasília. Para o dia 15, uma paralisação está marcada para cobrar a aprovação do projeto de lei 4146/2020 no Senado Federal.
De acordo com informações da coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, um grupo da Bahia está na capital federal para se reunir com outros sindicatos do país. “São turmas de diferentes regiões do Brasil. Vamos pressionar. Somente assim para que o projeto vá para votação. Cobrar ação do presidente do Congresso Davi Alcolumbre (PP-PI). Os trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana são profissionais que ajudam as cidades a pulsar diariamente”, explica Ana.
A direção do SindilimpBA segue à frente da programação para o dia dos garis e margaridas com festa para os associados e colaboradores. Com a mobilização em torno do projeto de regulamentação da profissão, a intenção é fazer um encontro para alinhamento. Dentre as diretrizes presentes na peça a ser votada no Senado estão o piso salarial de dois salários mínimos e índice de insalubridade de 40%.
“A gente quer que o projeto seja votado. Mas queremos mais ainda, que ele seja aprovado. A luta é de todos, quem está debaixo do sol quente, da chuva e das demais intempéries do dia somos nós. O reconhecimento da nossa profissão será a consolidação de um reparo antigo da sociedade brasileira”, cobra a margarida Delsy Monte.
Comentários
Outras Notícias
Com Licença de Instalação publicada, Governo do Estado inicia obras em terra da Ponte Salvador–Itaparica
26 de Junho de 2026Projeto da Ponte Salvador-Itaparica [Imagem_Divulgação]
Salvador inaugura primeira sala de raios X adaptada para pessoas autistas na rede municipal
26 de Junho de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Governo amplia prioridade para análise de aposentadorias e benefícios no INSS
26 de Junho de 2026Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Musculação pode ajudar na prevenção do Alzheimer e na manutenção da autonomia dos pacientes
26 de Junho de 2026Foto: José Cruz/Agência Brasil
Fiscalização retira mais de uma tonelada de carnes impróprias de circulação em cidades da Bahia
26 de Junho de 2026Foto: Divulgação Procon-BA
Obras do VLT avançam com entrega da Estação Calçada e melhorias viárias em Salvador
25 de Junho de 2026Estação Calçada VLT. Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023