OPINIÃO:Obscurantismo midiático
24 de Outubro de 2014 - PiatãPor Rogaciano Medeiros

A irresponsabilidade da Veja, de tentar interferir na vontade popular e no resultado das urnas com notícias mentirosas, apenas realça a mais grave crise da mídia nacional na história recente da República brasileira. Pior até mesmo do que na época da ditadura civil-militar (1964-1985), se considerarmos que naquele período o Brasil vivia um regime de exceção.
O mais grave é hoje, em plena democracia, grande parte da imprensa, principalmente aquela controlada ou que representa as forças de extrema direita, desrespeitar os mais elementares princípios éticos, sejam da ética humana ou profissional da área de comunicação. Vale tudo para alcançar os objetivos econômicos e políticos pretendidos. Há muito que a grande maioria dos veículos de comunicação desprezou a sagrada função de informar e formar.
A eleição presidencial deste ano agravou ainda mais as distorções e aberrações que já vêm ocorrendo na mídia há alguns anos, com graves reflexos e prejuízos para toda a sociedade, sem que nenhuma providência seja tomada. Todo o preconceito, discriminação e ódio de classe que tem predominado na campanha eleitoral, foi gestado, estimulado e espalhado por veículos de comunicação e profissionais irresponsáveis.
Nunca a extrema direita verde e amarela, sempre escabreada, introvertida e sonsa, teve tanta coragem para mostrar a cara. Os demônios e monstros do nazifascismo nacional saíram das trevas para ganhar os holofotes. Claro que encorajados por grande parte da imprensa.
Que a tentativa de golpe da Veja contra a vontade popular, ao querer interferir no resultado das urnas em favor das elites, sirva de lição e a sociedade, de forma séria e equilibrada, abra imediatamente o debate sobre a democratização da mídia, instrumento indispensável ao aprimoramento da democracia e à afirmação da cidadania.
· Rogaciano Medeiros é jornalista
Comentários
Outras Notícias
Ano letivo da rede municipal de Salvador será prolongado até janeiro de 2027; prefeitura anuncia novas escolas
18 de Março de 2026Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Após vencer Oscar, Michael B. Jordan comemora prêmio em rede de fast food nos EUA
18 de Março de 2026Foto: X
Solange Almeida relembra trajetória de emagrecimento e fala sobre perda de 57 kg: “Foi por mim”
18 de Março de 2026Foto: Instagram
Operação da Polícia Civil fecha clínicas por comercialização irregular de canetas para emagrecimento em Salvador
18 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia terá três novos Centros de Reabilitação com obras previstas pelo Novo PAC
17 de Março de 2026Foto: Divulgação
Regulação de pacientes organiza acesso ao SUS na Bahia e revela desafios da rede de saúde
17 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Yasmim Marinho / Sesab
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023