Simões Filho: Oposição denuncia e cobra explicações sobre demissões dos garis
24 de Setembro de 2013 - PiatãSegundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis
Foto: Facebook.Uma bomba sacudiu a cidade de Simões Filho no início da tarde desta terça-feira (24), é que durante entrevista ao radialista Roque Santos, pela rádio Baiana FM 89.3, os vereadores de oposição ao governo, Kátia Oliveira (PMDB), Genivaldo Lima (PMDB), Cleide Vieira(PSC) e Dene Canaã (DEM), denunciaram e cobraram explicações sobre as demissões dos garis e o valor pago à empresa que venceu a licitação para cuidar da limpeza pública da cidade.
Segundo os Edis, a empresa que venceu a licitação contratará apenas 170 garis, mas receberá quase o mesmo valor que a prefeitura gastava com o pagamento de quase 600 garis. “Pasmem, essa empresa receberá quase 1 milhão por mês e contratará apenas 170 garis, sendo que a prefeitura gastava 1milhão e 600 reais para pagar quase 600 garis. Isso precisa ser explicado”, cobrou a vereadora do PMDB, Katia Oliveira.
O governo alega que fez as demissões por conta de um Termo de Ajuste de Conduta- TAC, do Ministério Público, o qual a oposição diz não ter acesso. “Não tivemos acesso ao TAC. Cobramos explicações sobre essa empresa que venceu a licitação e os critérios adotados por ela, pois o povo está sofrendo”, disse Ceide Vieira, que ainda sugeriu que uma audiência pública com a presença do Ministério Público.
Os vereadores ainda contestaram o motivo pelo qual foi liberado um empréstimo aos servidores, já que demissões aconteceriam. “Já que eles sabiam que as demissões estariam para acontecer, não deveriam ter aprovado que os garis tomassem empréstimos. Os garis foram tratados sem nenhum respeito, dormiram empregados e acordaram desempregados”, disparou Kátia.
Para aumentar o desespero da categoria, a empresa informou aos vereadores que dos 170 garis contratados, apenas 30% seriam mulheres. “Os garis da nossa cidade, em sua maioria são mulheres. São elas que levam o sustento para casa, a categoria está desesperada e clama por ajuda. Estamos dispostos a disponibilizar todos os recursos para eles”, disse Genivaldo Lima, que ainda acrescentou: “Esse secretário, que se dizia pai dessa categoria, deixou o povo a ver navios”, referindo-se a Neco Almeida, vice-prefeito e secretário da pasta.
Para o vereador Dene Canaã os garis foram traídos por Neco. “Faltou respeito com a categoria, eles foram traídos por Neco, sim. A categoria foi pega de surpresa com as demissões”, disse.
Os vereadores de oposição informaram ainda que entrarão com um pedido de segurança contra a licitação.
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023