Secretários debatem ponte para ilha em Salão de Turismo
15 de Abril de 2013 - Piatã
Ilha para morar, Costas do Dendê e do Cacau para visitar. O planejamento do governodo estado para a ocupação territorial da Ilha de Itaparica, parte do projeto da ponte Salvador-Itaparica, prevê a construção de 50 mil novas unidades residenciais na ilha. Em palestra neste sábado (13) no II Salão de Turismo da Bahia, no Centro de Convenções, o secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, salientou que a ilha deverá perder seu atual caráter de veraneio, para se tornar um polo de expansão imobiliária. “Vamos ter impacto urbano importante,porque muita gente vai passar a morar na ilha, trabalhando em Salvador”, disse.

A previsão é que as obras comecem em 2014
A projeção não agrada ao secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, que reclamou da atual ocupação da orla por casas de alto padrão e condomínios residenciais, e esperava mais espaço para grandes hotéis e resorts. “Essa ocupação é predatória, elitista. Um condomínio emprega três ou quatro, um hotel emprega 200 pessoas e
ativa toda uma cadeia de serviços”, comparou.
A expansão turística da ilha foi descartada por Gabrielli, ao destacar que praticamente não há mais espaço para construção na faixa litorânea—de todo o terreno da ilha, 17% está ocupado e 60% será de preservação ambiental. “O que resta disponível para construção não é área de costa, é no meio da ilha”, afirmou. O secretário garantiu que não haverá desapropriação de casas de praia.
No encontro como trade turístico, foi assegurado que a obra será pensada com a preocupação de manter boas condições de balneabilidade da Baía de Todos os Santos para o turismo náutico e que o paisagismo também será avaliado no projeto, para tornar a própria ponte um cartão-postal.
A obra da ponte deverá começar em 2014 e terminar somente em 2018. O evento termina neste domingo (14) e tem entrada franca. Fonte: IBahia
Comentários
Outras Notícias
Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas
20 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários
20 de Março de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate
20 de Março de 2026Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade
19 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública
19 de Março de 2026Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA
Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha
19 de Março de 2026Foto: Divulgação / Atlético de Madrid
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023