Feliciano diz que índios são 'minoria de verdade'
17 de Abril de 2013 - PiatãDeputado disse que colocou comissão à disposição dos indígenas. Nesta terça, índios protestaram na Câmara contra proposta de demarcação.

O deputado Marco Feliciano (PSC-SP), durante
sessão na Comissão de Direitos Humanos
(Foto: Luis Macedo/Ag.Câmara)
No dia em que centenas de índios ocuparam a Câmara dos Deputados para protestar contra proposta que pretende alterar as regras de demarcação de reservas indígenas, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Marco Feliciano (PSC-SP), procurou lideranças indígenas para colocar a estrutura do colegiado à disposição da minoria.
Segundo o parlamentar paulista, que é acusado de “racista” e “homofóbico” por integrantes de movimentos sociais, “índios são minoria de verdade”.
"Coloquei a comissão [de Direitos Humanos] à disposição dos índios. Eles nem procuraram a comissão porque parece que há muito tempo não têm oportunidade na comissão. Estamos juntos, vamos fazer o que for possível. Os índios são minorias de verdade”, afirmou Feliciano ao G1.
O deputado do PSC tem sido criticado por ativistas desde que assumiu o comando do colegiado, em razão de comentários que postou em redes sociais sobre homossexuais e o continente africano. Em 2011, Feliciano escreveu no microblog Twitter que africanos "descendem de ancestrais amaldiçoados por Noé" e afirmou que gays têm "podridão de sentimentos" que, segundo ele, "levam ao ódio, ao crime e à rejeição".
Feliciano enfatizou ao G1 que se colocou à disposição dos manifestantes que protestam contra ele para tentar uma trégua. O deputado, no entanto, reclama que “ninguém” o procura para conversar. “Eu estou tentando fazer a minha parte, estou procurando o diálogo”, disse.

Plenário da Câmara durante ocupação dos índios nesta terça (16) (Foto: Nathalia Passarinho / G1)
Nesta quarta (17), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara irá realizar uma audiência pública para discutir a ação da Polícia Federal na área indígena Munduruku, no Pará. Feliciano destacou que, a exemplo da última semana, irá abrir a sessão ao público.
O deputado ressaltou que a prioridade de acesso ao plenário do colegiado será dos representantes indígenas. Conforme ele, cerca de 60 índios já teriam confirmado presença no encontro. Somente se sobrar espaço no plenário, integrantes de movimentos sociais e evangélicos poderão entrar na sala.
Feliciano acredita que, mesmo com as tentativas de aproximação com seus opositores, os ativistas que pedem sua renúncia permanecerão mobilizados para tentar forçá-lo a deixar o comando da comissão. Mas aposta que, “mais cedo ou mais tarde”, seus críticos irão aceitar sua eleição para o posto. Fonte: G1
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023