Política

Prefeito Ademar não se entende com bancada Petista na câmara e diz que Projeto de Ficha limpa é inconstitucional

15 de Junho de 2013 - Piatã

Mesmo com a maioria absoluta no legislativo, governo e bancada batem cabeça e falta comunicação.

Depois da repercussão negativa quando vetou o projeto de lei da ficha limpa em Camaçari, o executivo municipal tentou através de nota amenizar a repercussão. Segundo a Assessoria de Comunicação o projeto ficha limpa no plano do Executivo já está em fase de conclusão, e será enviado à Câmara Municipal no início do segundo semestre, logo após o recesso do Legislativo. A assessoria informou ainda que o projeto é inconstitucional, e que contém vício de origem.

LEIA NOTA NA INTEGRA

O veto ao projeto Ficha Limpa, aprovado pela Câmara Municipal de Camaçari, feito semana passada pela então prefeita em exercício do Município, Maria do Carmo Siqueira – o prefeito Ademar Delgado estava em viagem na Itália – tomou como base a inconstitucionalidade da matéria, que contém vício de origem.

O Capítulo 4 da Constituição Federal, que trata das atribuições do Executivo e do Legislativo no plano municipal, não autoriza a Câmara Municipal interferir nas formas e motivos de contratação e demissão na Prefeitura.
O projeto aprovado pela Câmara contém ainda outro erro, ao prever a demissão até da vice-prefeita, o que não pode ser efetivado por se tratar de autoridade eleita por voto direto e secreto.

A Prefeitura de Camaçari, através da Segov (Secretaria do Governo), está em fase de conclusão de projeto que trata da instituição da ficha limpa no plano do Executivo, o qual será enviado à Câmara Municipal no início do segundo semestre, logo após o recesso do Legislativo.

Comentários

Outras Notícias

[Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]
Saúde

Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco

03 de Novembro de 2026

Foto: João Risi / MS

[ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]
Política

Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz

03 de Novembro de 2026

Fotos: Câmara Municipal de Salvador

[Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]
Esportes

Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5

03 de Novembro de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]
Esportes

Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba

03 de Novembro de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA