Candeias assiste ao declínio dos Magalhães
17 de Janeiro de 2013 - PiatãDerrotada nas ultimas três eleições 2008, 2010 e 2012, a ex-deputada Tonha Magalhães, integrou a lista do Tribunal de Contas da União dos candidatos fichas sujas.

Dia após dia,o império dos Magalhães esta mais fragilizado em Candeias. Após ser derrotada nas eleições municipais de 2008 para a prefeita Maria Maia (PMDB), Tonha Magalhães tentou reeleger-se deputada federal pelo PR, em 2010, mas não obteve êxito. Assim como o seu filho, Junior Magalhães, não conseguiu retomar ao antigo poder e perderam as eleições juntos. Não bastasse isto, em 2012 Tonha mais uma vez perdeu as eleições municipais tendo abortado seu sonho de retomar a chefia do executivo da cidade que detém a 7ª maior economia do estado.
Derrotada nas ultimas três eleições 2008, 2010 e 2012, a ex-deputada Tonha Magalhães, integrou a lista do Tribunal de Contas da União dos candidatos fichas sujas. Apesar da constatação de prática de irregulares em sua gestão, o registro de sua candidatura foi acatado pela Justiça Eleitoral antes as eleições do ano passado. Tonha ainda responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal, a partir de denúncia formulada pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Ela é acusada de fraude em procedimento licitatório, falsidade ideológica e negativa de vigência a lei federal. Os crimes teriam sido cometidos durante a gestão na Prefeitura de Candeias no ano de 2002.
Curiosamente, em 2012 Tonha Magalhães recebeu o apoio do pemedebista Geddel Vieira Lima sendo que o PMDB tinha candidatura própria no município encabeçada pelo candidato Sargento Francisco. Os dois fizeram campanha em lados opostos, e rivalizaram durante todo pleito eleitoral. Atualmente Francisco, prefeito de Candeias, está filiado ao PMDB, mas com malas prontas para o PSD, partido que apoiou a chapa de Tonha Magalhães em 2012.
Durante entrevista concedida ao programa Bahia Alerta, sob o comando de Roque Santos, Francisco afirmou que uma das condições para sua filiação ao PSD seria a liderança do partido na cidade, retirando assim o comando do PSD das mãos dos Magalhães, fragilizando ainda mais o império da velha guarda política de Candeias.
Os Magalhães comandaram o município por quase 20 anos, mas as derrotas consecutivas, denuncias e perdas de aliados políticos resumem este capítulo da vida de Tonha Magalhães, marcada também pelo abuso de poder econômico praticado pela ex-prefeita de Candeias Amiga Jú, prima e aliada política de Tonha, - fato que quase 4 anos depois foi confirmado pela Justiça Eleitoral da Bahia e ratificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e levou a cassação da liderada de Tonha, Jú em julho de 2008.
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023