Camaçari: vereadores trazem boas notícias da reunião com o secretario estadual da Saúde
12 de Março de 2013 - Piatã

Em audiência realizada na Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), em Salvador, na noite de ontem (11/03), vereadores de Camaçari debateram com o secretário Jorge Solla a atuação do governo estadual na saúde do município, sobretudo na gestão do Hospital Geral (HGC). Também foi debatida a implantação de uma maternidade na cidade sede do Polo Petroquímico.
De acordo com Solla, os projetos arquitetônico e técnico da maternidade já estão prontos. “Os recursos já foram captados junto ao Ministério da Saúde e, atualmente, estamos aguardando a liberação da Caixa Econômica Federal para iniciarmos a licitação para a construção”, explicou.
Ainda segundo o secretário, com a implantação da unidade, a capacidade de atendimento do HGC será automaticamente ampliada. “Queremos tirar o serviço de obstetrícia de dentro dos centros que atendem urgência e emergência, como acontece atualmente em Camaçari. A maternidade contará com cerca de 100 leitos, que automaticamente estarão vagos no Hospital, possibilitando que o atendimento no mesmo seja ampliado”, explicou.
A construção de um hospital na orla de Camaçari também foi uma demanda apresentada pelos vereadores. Sobre isso, o secretário informou que há um projeto apresentado junto ao BIRD (Banco Mundial) para o aumento dos serviços de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que inclui a construção de dois hospitais, sendo que um deles contemplaria a orla de Camaçari.
Restaurante – Também participou da reunião a diretora do HGC, Dorilda Vasconcelos, que esclareceu a questão do mau funcionamento do restaurante da unidade, fato denunciado pela imprensa local. Segundo ela, já foi feita uma tomada de preço e contratada uma empresa que já está solucionando o problema. “A nossa previsão é que ainda essa semana o restaurante seja completamente interditado e a empresa iniciará a reforma”, declarou.
“A nossa ideia é que até a completa reforma da cozinha, os alimentos sejam preparados em outro espaço de Camaçari, fora do HGC, e que seja transportado para lá já prontos”, acrescentou o secretário Jorge Solla. Para a vereadora Professora Patrícia, uma das principais articuladoras da agenda na SESAB, o resultado do encontro foi positivo. “Contamos com a mobilização de 14 dos 19 vereadores e tivemos no secretário Jorge Solla informações importantes e notícias positivas sobre as ações da secretaria para a melhoria do atendimento de saúde no nosso município”, afirmou.
Estiveram presentes os vereadores Elias Natan (PV), Wilton de Ferrinho (PRTB), Professora Patrícia (PT), Oziel (PT), Marcelino (PT), Jackson (PV), Zé do Pão (PTB), Pastor Neilton (PSB), Gilvan Souza (PT), Otaviano Maia (PT), Junior Borges (DEM), Sessé Abreu (PRTB), Jorge Curvelo (DEM), Elinaldo (DEM) e Falcão (DEM). Fonte: Ascom Prefeitura
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023