Violência em Candeias chama a atenção de autoridades
17 de Fevereiro de 2012 - PiatãApesar de estar consciente da violência que predomina em Candeias, Carlos Martins concorda que a segurança pública é um problema nacional.
O crescimento da violência em Candeias não preocupa apenas a população, principal afetada pela banalidade de atos criminosos no município, como também autoridades políticas do município. Carlos Martins, secretário estadual da Fazenda, disse em entrevista ao RMS Notícias que está consternado com a situação de Candeias. “É triste a situação que passa o nosso município”.
Para o secretário, a greve da Polícia Militar que desestabilizou a ordem pública em várias cidades da Bahia e de outros estados foi um alerta para o governo perceber a importância da segurança no geral. “Esse movimento feito pela Polícia Militar serviu para que todo o país comece a pensar a segurança como um todo. Não só o salário dos policiais, mas todo um conjunto de como é que deve ser a segurança pública”, esclarece.

Carlos Martins diz ainda que a segurança pública precisa contar também com o apoio da sociedade. “Na minha avaliação a segurança pública é uma tarefa a sociedade. Ela deve ter medidas preventivas, por exemplo, cobrar uma iluminação pública, se preocupar com o lazer dos jovens, colocar uma criança para praticar um esporte, esse tipo de atitude ajuda muito”.
O tráfico de drogas é tido como um grande aliado da violência para Martins. “Infelizmente, o tráfico de drogas hoje,principalmente com o surgimento do crack, que é uma droga muito barata e que atinge todos os segmentos da população, destrói lares, famílias e tira paz de uma sociedade”.
A parceria com órgãos que representam classes específicas da sociedade é uma alternativa para o combate a violência. “É preciso ter uma grande discussão com a sociedade, com as igrejas, com os sindicatos, com as associações de moradores, com os segmentos empresariais, com a Polícia Militar e com os governos municipal e estadual”, acrescenta Carlos Martins.
Analisando o quadro atual, Martins acredita que a segurança pública será um dos principais temas nas eleições que se aproximam. “Eu acho que a segurança pública vai ser o tema principal dessa campanha. Por isso é preciso preparar um programa que dê segurança realmente à população”, diz.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023