Deputada pune Luiz Caldas por ele ter cantado "Fricote"
21 de Dezembro de 2011 - PiatãEm viagem pelo interior da Bahia para cumprimento de agenda, Luiz Caldas preferiu não comentar a atitude da deputada.

Depois de apresentar um projeto propondo proibir, em nível estadual, patrocínio público para artistas de pagode que cantem músicas com letras ofensivas às mulheres, a deputada estadual Luiza Maia (PT) investiu nessa quarta contra o criador da axé music, Luiz Caldas, e uma das músicas-símbolo do movimento, surgido na década de 1980, “Fricote”, de autoria de Caldas e Paulinho Camafeu.
Casada com o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), e, portanto, primeira-dama do município, ela resolveu “punir” Luiz Caldas, determinando que fosse cortado 30% do cachê do artista que se apresentou recentemente na cidade e cantou Fricote. Para a parlamentar, "a letra apresenta cunho racista e depreciativo às mulheres negras”.
Ainda conforme a deputada, a canção em questão “abala a autoestima da mulher negra, internalizando no imaginário coletivo a imagem de que ela é, entre outras coisas, feia e desleixada, o que se constitui também como uma forma de violência simbólica”.
Em viagem pelo interior da Bahia, Luiz Caldas preferiu não comentar a atitude da deputada, mas sua assessoria de imprensa lamentou que Luiza Maia não saiba separar “obras lúdicas das chulas” e que esteja “desconectada” com a realidade. A assessoria negou que a proibição de cantar Fricote estaria em contrato, o que seria inconstitucional, pois caracterizaria censura.
Informou ainda que Luiz Caldas cantou os versos “nega do cabelo duro / que não gosta de pentear / quando passa na Baixa do Tubo/ O negão começa a gritar...”, pois foi uma exigência do público que assistia ao seu show. A assessoria não quis revelar quanto foi o cachê do cantor, mas disse que não pretende reclamar judicialmente devido ao corte.
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023