Assédio sexual no transporte público é tema de audiência no Legislativo
12 de Junho de 2015 - Vania SantanaAudiência pública sobre ‘Assédio Sexual no Transporte Público’ ocorrerá na terça-feira (16), às 9h, no Plenarinho da Assembleia.
Caso de assédio sexual sofrido por advogada dentro de um ônibus intermunicipal na Bahia, e tantos outros parecidos, motivou a líder da bancada Feminina do Legislativo, deputada Luiza Maia (PT), em parceria com a Comissão de Mulher da OAB, a promover a audiência pública sobre ‘Assédio Sexual no Transporte Público’. O ato ocorrerá na terça-feira (16), às 9h, no Plenarinho da Assembleia.
“Este tipo de crime absurdo é cometido naqueles momentos de descanso das passageiras. Quando elas pegam no sono é que o assédio ou o atentado violento ao pudor é praticado. Ou também em ônibus lotados, quando os abusadores se aproveitam da situação”, disse a parlamentar.
De acordo com Luiza Maia, durante reunião com a Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB/BA, ficou sabendo da denúncia de uma professora e advogada vítima de assédio sexual em transporte público, na região de Itabuna. Ela então propôs o debate sobre o tema e também a adoção de medidas legislativas contra esse crime.
‘Lei Luana do Rosário’
A Bahia poderá ter uma lei contra o assédio sexual no transporte público. A deputada já apresentou na Assembleia Legislativa proposição que obriga as empresas de ônibus a informar, caso solicitadas, o gênero do passageiro que já tenha adquirido bilhete para a poltrona ao lado. Luiza tem esperança que a proposta se torne nacional e, como ocorreu com a Lei Maria da Penha, seja intitulada com o nome da vítima denunciante.
“Queremos garantir às mulheres, o direito a informação e a privacidade, sem que isso importe em violação aos direitos dos demais passageiros, sejam eles do sexo masculino ou feminino. Os dados fornecidos serão relativos apenas ao gênero”, justificou Luiza.
Comentários
Outras Notícias
Ano letivo da rede municipal de Salvador será prolongado até janeiro de 2027; prefeitura anuncia novas escolas
18 de Março de 2026Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Após vencer Oscar, Michael B. Jordan comemora prêmio em rede de fast food nos EUA
18 de Março de 2026Foto: X
Solange Almeida relembra trajetória de emagrecimento e fala sobre perda de 57 kg: “Foi por mim”
18 de Março de 2026Foto: Instagram
Operação da Polícia Civil fecha clínicas por comercialização irregular de canetas para emagrecimento em Salvador
18 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia terá três novos Centros de Reabilitação com obras previstas pelo Novo PAC
17 de Março de 2026Foto: Divulgação
Regulação de pacientes organiza acesso ao SUS na Bahia e revela desafios da rede de saúde
17 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Yasmim Marinho / Sesab
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023