Saúde

Hospital das Clínicas será centro de assistência à microcefalia da Bahia

01 de Abril de 2016 - Andréa de Lima Nunes

Centro de referência funcionará a partir do dia 13 de abril.

 

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, vai se tornar, a partir do dia 13 de abril, o Centro de Assistência Multidisciplinar de Microcefalia da Bahia. A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) na terça-feira (29), o número de mortes notificadas por suspeita de microcefalia chega a 27 no estado.

Segundo o comunicado do Hupes, o objetivo da implantação do centro na unidade médica é verificar a gravidade dos danos da microcefalia nos pacientes, para que o tratamento e acompanhamento sejam o mais precoce possível.

A criança com a condição passará, em um mesmo dia, por avaliações dos setores de pediatria, neuropediatria, infectologia pediátrica, oftalmologia, otorrinolaringologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e ultrassom. Haverá ainda outros serviços do hospital dedicados ao suporte dos pacientes, como nutrição, psicologia, assistência social e enfermagem.

Ainda segundo o hospital, os pacientes diagnosticados com a doença serão encaminhados para lá por meio de unidades da rede SUS, como a Maternidade Climério de Oliveira (MCO), o Centro de Prevenção e Reabilitação ao Portador de Deficiência (Cepred) e o Hospital Roberto Santos.

Segundo novos parâmetros indicados pelo Ministério da Saúde, a condição é definida para bebês do sexo masculino com perímetro cefálico menor que 31,9 cm, e para bebês do sexo feminino, com perímetro cefálico menor que 31,5cm. Antes, a notificação de microcefalia levava em consideração o perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm para diagnóstico da doença.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

[Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026]
Brasil

Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026]
Educação

Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Lucas Malkut

[Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão]
Fofoca

Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão

21 de Janeiro de 2026

Foto: TV Cultura

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais