Saúde vai financiar mais de mil bolsas de residência
18 de Outubro de 2016 - Aline MendesNo caso de programas de residência médica, serão priorizadas as especialidades de maior relevância para o SUS, como clínica médica, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia, pediatria e psiquiatria.
O Ministério da Saúde informou hoje (18) que vai financiar mais de mil novas vagas de residência – sendo 400 de residência médica e 600 de residência em área profissional da saúde, com ênfase em residências multiprofissionais. A expansão, segundo a pasta, será feita por meio do Pro-Residência, programa que incentiva a formação de especialistas por meio do financiamento de bolsas. Instituições interessadas devem enviar proposta por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Pró-Residência, no endereço. O prazo para envio de propostas vai até 30 de novembro. Podem concorrer aos editais instituições públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal e instituições privadas sem fins lucrativos, exceto instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação e instituições privadas com fins lucrativos. De acordo com o ministério, o financiamento das bolsas poderá ser solicitado tanto para vagas novas, decorrentes da criação de novo programa de residência, quanto para vagas novas decorrentes da expansão de programa existente em situação regular junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Zika, dengue e chikungunya Ainda segundo a pasta, uma novidade dos dois editais é a priorização de propostas de programas de residência que considerem as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para responder demandas decorrentes da chamada tríplice epidemia – Zika, dengue e chikungunya – e do cuidado às pessoas com microcefalia. “Na análise das propostas, os programas de residência em regiões com maior concentração de casos da doença, segundo dados estatísticos referenciais, terão prioridade. As regiões beneficiadas pela inclusão deste critério são Nordeste, Norte e Centro-Oeste, nesta ordem de prioridade”, informou o ministério. Especialidades Outro critério que consta nos editais a ser usado na concessão das bolsas é a área de especialização. No caso de programas de residência médica, serão priorizadas as especialidades de maior relevância para o SUS, como clínica médica, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia, pediatria e psiquiatria. Já na residência em área profissional da saúde, serão priorizadas áreas de concentração como a atenção básica/Saúde da Família, atenção clínica especializada com ênfase em infectologia, enfermagem obstétrica, neonatologia, reabilitação e vigilância em saúde. Fonte Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
![Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS [Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237898/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS
15 de Julho de 2025Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
![Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha [Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237897/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Djamila Ribeiro participa de roda de conversa gratuita em Salvador no Dia da Mulher Negra Latino-Caribenha
15 de Julho de 2025Fotos: Divulgação | Reprodução / Instagram
![Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador [Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237896/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Maíra Azevedo estreia solo cômico sobre os dilemas da mulher moderna em Salvador
15 de Julho de 2025Foto: Reprodução / Instagram
![SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado [SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237895/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado
15 de Julho de 2025Foto: Divulgação
![Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude [Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237894/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude
14 de Julho de 2025Foto: Instagram
![Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país [Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237893/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país
14 de Julho de 2025Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023