Saúde

Mais de 60% das famílias negam doação de órgão

10 de Setembro de 2017 - Karina Costa

Exatas 1.915 pessoas esperam por um transplante de órgão na Bahia: 1.058 aguardam por córnea; 838, por rim; 15, por fígado; 3, por pulmão; e um, por coração.

  Exatas 1.915 pessoas esperam por um transplante de órgão na Bahia: 1.058 aguardam por córnea; 838, por rim; 15, por fígado; 3, por pulmão; e um, por coração. É a quarta maior fila do país. Mas tudo isso esbarra num grande desafio ao corpo: 60% das posssíveis doações são negadas pelas famílias daqueles que morrem por morte cerebral, informou reportagem do jornal A Tarde. Na Bahia, uma em cada dez doações é de pessoas vivas.Um levantamento da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) divulgado recentemente demonstrou que, no primeiro semestre de 2017, 62% dos 158 familiares abordados por equipes médicas na Bahia para a doação recusaram o pedido. Neste mês, o “Setembro Verde”, empresas e organizações de saúde realizam campanhas para estimular a doação. Motivos De acordo com a Central de Transplantes, organização estadual que incentiva a doação de órgãos, as principais razões para a negativa das famílias são o desconhecimento do desejo do falecido em vida, a falta de esclarecimento sobre morte cerebral e a crença de que a religião da pessoa não permite a doação. “Não se conversa entre família sobre o assunto”, comenta o arquiteto Mário Rêgo, 69, que há três anos fez um transplante de fígado. Portador de uma doença congênita, Mário descobriu com 65 anos que precisava da operação, e, como o transplante só é realizado em pacientes com até 70 anos, a ansiedade foi grande. “Se a fila demorasse, poderia passar do tempo”. Para a médica Liana Machado Codes, integrante da equipe de transplantes de fígado do Hospital Português, é necessário oferecer uma rede de apoio à família do doador. “A falta de doação é um dos nossos maiores problemas. Devemos mostrar à população que o transplante tem resultados positivos”.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

[Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026]
Brasil

Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026]
Educação

Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Lucas Malkut

[Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão]
Fofoca

Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão

21 de Janeiro de 2026

Foto: TV Cultura

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais