Saúde

Pesquisadores desenvolvem teste capaz de detectar câncer em 10 minutos

08 de Dezembro de 2018 - Redação Pernambués agora
[Pesquisadores desenvolvem teste capaz de detectar câncer em 10 minutos]

Desenvolvido na Universidade de Queensland, o teste ainda precisa passar por ensaios clínicos antes de ser usado em pacientes.

Pesquisadores australianos desenvolveram um teste capaz de detectar, em 10 minutos, a presença de células cancerígenas em qualquer tecido humano. Segundo o G1, o teste está relacionado à descoberta de que o câncer forma uma estrutura única de DNA quando colocado na água.
"Descobrir que moléculas de DNA cancerosas formaram nanoestruturas 3D totalmente diferentes do DNA circulante normal foi um avanço que permitiu uma abordagem totalmente nova para detectar câncer de forma não invasiva em qualquer tipo de tecido, incluindo sangue", afirmou Matt Trau, um dos autores do estudos.
"Isso levou à criação de dispositivos de detecção baratos e portáteis que poderiam eventualmente ser usados ??como uma ferramenta de diagnóstico, possivelmente com um telefone celular", acrescentou.
 Ainda assim, os pesquisadores já avaliam como positivos os resultados com mais de 200 amostras de sangue. A precisão para diagnóstico de células cancerígenas foi de 90%.

Até o momento, ele foi usado para detectar cânceres de mama, próstata, intestino e linfoma, mas os cientistas acreditam que os resultados podem ser replicados em outros tipos da doença.

Comentários

Outras Notícias

[Angélica anuncia voto em Lula e aponta defesa da democracia como motivo da decisão]
Fofoca

Angélica anuncia voto em Lula e aponta defesa da democracia como motivo da decisão

22 de Outubro de 2026

Foto: Crédito não informado no material enviado.

[ Ruivo Baiano relata perda de perfil no Instagram e pede ajuda para divulgar conta alternativa]
Fofoca

Ruivo Baiano relata perda de perfil no Instagram e pede ajuda para divulgar conta alternativa

22 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram

[ Lázaro Ramos mobiliza público para estreia de “Feito Pipa”, escolhido pelo Brasil na disputa por vaga no Oscar]
Fofoca

Lázaro Ramos mobiliza público para estreia de “Feito Pipa”, escolhido pelo Brasil na disputa por vaga no Oscar

22 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram @olazaroramos

[ Edu, Camutanga e Kauan Coutinho voltam aos treinos e ampliam opções do Vitória]
Esportes

Edu, Camutanga e Kauan Coutinho voltam aos treinos e ampliam opções do Vitória

22 de Outubro de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500]
Fofoca

Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500

21 de Outubro de 2026

Foto: Instagram

[Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro]
Saúde

Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro

21 de Outubro de 2026

Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde