Robôs realizadores de cirurgias chegam a Salvador
29 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora
O robô Da Vinci chegou neste mês ao Hospital São Rafael. O sistema permite que o cirurgião opere afastado do paciente, realizando movimentos mais precisos e complexos do que a mão humana.
O urologista Dr. Frederico Mascarenhas, um dos poucos habilitados em Salvador, destaca que o equipamento tem indicações relevantes, principalmente nas áreas de ginecologia, urologia e cirurgia geral.
Com uma tecnologia que permite o uso da visão 3D HD (tridimensional em alta definição) dentro do corpo, o Sistema Da Vinci permite movimentos através de instrumentos que podem executar ações mais precisas e complexas do que a mão humana, sendo também livre de tremor. Além disso, possui ampliação da visão, precisão e controle.
Segundo o especialista, o robô reduz o tempo de internação, o risco de sangramento e transfusão sanguínea, além de acelerar o retorno do paciente às atividades, devido à recuperação pós-operatória mais rápida.
A cirurgia, por enquanto, não é paga pelas operadoras de saúde, pois não faz parte do rol de procedimentos da ANS. Porém, as operadoras autorizam a realização do procedimento laparoscópico e os hospitais, que possuem o robô, de acordo com seus custos e acordos comerciais, cobram uma taxa de utilização do equipamento e materiais descartáveis, permitindo que o paciente pague um valor menor pelo procedimento.
Os hospitais cobram uma taxa que inclui a taxa de utilização do robô, materiais descartáveis e pinças robóticas utilizadas no procedimento. Os custos variam de R$10 mil a R$14 mil. Alguns hospitais, de acordo com o tipo de plano do paciente, podem até isentar da cobrança desta taxa.
Comentários
Outras Notícias
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Malkut
Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão
21 de Janeiro de 2026Foto: TV Cultura
Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação/Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023