Dormir mal e pouco prejudica memória dos idosos, principalmente os negros, aponta estudo
08 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora![Dormir mal e pouco prejudica memória dos idosos, principalmente os negros, aponta estudo [Dormir mal e pouco prejudica memória dos idosos, principalmente os negros, aponta estudo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/225554/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Inicialmente o trabalho contou com 81 voluntários, eles foram filtrados para dispensar os que tinham algum comprometimento cognitivo leve.
Uma pesquisa americana revelou que os idosos que dormem pouco e aqueles que dormem mal enfrentam mais dificuldades para lembrar do passado. O estudo foi feito por pesquisadores do Georgia Institute of Technology e ainda requer melhor confirmação.
Para chegar aos resultados, o grupo de cientistas acompanhou 50 adultos da localidade de Atlanta, nos Estados Unidos, e identificou diferenças etárias e raciais imprevistas. Inicialmente o trabalho contou com 81 voluntários, eles foram filtrados para dispensar os que tinham algum comprometimento cognitivo leve. Os mais jovens estavam entre os 18 e os 37 anos e os mais velhos, entre 56 e 76 anos, totalizando 50 selecionados.
Reportagem da Folha destaca que Audrey Duarte, professora da escola de Psicologia da Georgia Tech e a pesquisadora-chefe do Laboratório de Memória e Envelhecimento, afirmaram que a pesquisa associou sono e memória entre os idosos e os negros, independentemente da idade.
O objetivo dos cientistas era identificar a maneira como as pessoas dormiam normalmente e como seus padrões de sono iam mudando com o tempo. Acelerômetros colocados nos pulsos dos participantes mediram a duração e a qualidade do sono durante um período de sete noites.
O passo seguinte foi a análise, em laboratório, das ondas cerebrais dos participantes, enquanto estes tentavam recordar os pares de palavras que lhe haviam sido mostrados anteriormente. De acordo com a Folha, os adultos mais velhos apresentaram os piores resultados no teste, como previam os pesquisadores.
A reportagem ainda destaca que a maior surpresa foi diante do desempenho dos negros, que dormiam 36 minutos menos que outros adultos, o que resultou na diminuição de 12% na atividade cerebral relacionada à memória.
Comentários
Outras Notícias
![Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística' [Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237890/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'
10 de Julho de 2025Foto: reprodução/internet
![ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura [ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237889/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura
10 de Julho de 2025Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
![Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação [Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237888/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação
10 de Julho de 2025Foto: Tomaz Silva / EBC
![Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação [Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237887/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação
10 de Julho de 2025Foto: Instagram
![BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social [BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237886/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social
09 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades [Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237885/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades
09 de Julho de 2025Foto: Divulgação / Eduardo Benini
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023