Saúde

Dia D: Salvador conta com 82 pontos de vacinação contra sarampo

09 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
[Dia D: Salvador conta com 82 pontos de vacinação contra sarampo]

De acordo com a prefeitura, a vacina já está disponível nos postos de saúde. O Dia D é para reforçar a campanha.

Será realizado, neste sábado (10), o dia D da vacinação contra o sarampo. A população poderá buscar o serviço entre 8h e 17h, em mais de 80 pontos de imunização, nos postos da rede básica de saúde, em Salvador.

A imunização é recomendada para pessoas com idade entre 12 meses e 49 anos. Quem possui o esquema vacinal completo não precisa ser imunizado novamente. Aqueles que já foram infectados com o vírus do sarampo não precisam tomar a vacina, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.

De acordo com a prefeitura, a vacina já está disponível nos postos de saúde. O Dia D é para reforçar a campanha.


Alerta

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, em julho deste ano, um alerta para o surto de sarampo na Bahia, após três casos importados da doença serem confirmados no estado.

De acordo com informações da Sesab, o primeiro caso foi de uma pessoa que mora em São Paulo e chegou em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano. Os outros dois foram de uma pessoa que estava em São Paulo e chegou em Salvador e de uma menor de 12 anos que viajou para Espanha e retornou para a capital baiana.

Sintomas

Segundo a Sesab, os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo.

Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.

A recomendação para os profissionais de saúde é de que seja feita a notificação de todos os casos de suspeita de sarampo, independente da idade e da situação vacinal anterior.

Ainda segundo a Sesab, o sarampo afeta, principalmente, crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas.

Comentários

Outras Notícias

[FIFA confirma Justin Bieber, Shakira, Madonna e BTS no show da final da Copa do Mundo de 2026]
Esportes

FIFA confirma Justin Bieber, Shakira, Madonna e BTS no show da final da Copa do Mundo de 2026

14 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Instagram

[Discussão sobre PEC da maioridade penal deve ser adiada para depois das eleições]
Política

Discussão sobre PEC da maioridade penal deve ser adiada para depois das eleições

14 de Julho de 2026

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

[Lula avalia incluir tarifa zero no transporte público entre propostas para novo mandato]
Política

Lula avalia incluir tarifa zero no transporte público entre propostas para novo mandato

14 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Semob

[Danilo Gentili apresenta defesa em ação movida pela Choquei e rebate acusações na Justiça]
Fofoca

Danilo Gentili apresenta defesa em ação movida pela Choquei e rebate acusações na Justiça

14 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[ANP cria app para motorista conferir qualidade de posto de combustível]
Economia

ANP cria app para motorista conferir qualidade de posto de combustível

13 de Julho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Confiança da indústria cai ao menor nível desde a pandemia]
Economia

Confiança da indústria cai ao menor nível desde a pandemia

13 de Julho de 2026

Foto: Agência Brasil/EBC