Saúde

Dia D: Salvador conta com 82 pontos de vacinação contra sarampo

09 de Agosto de 2019 -Redação Pernambués agora
[Dia D: Salvador conta com 82 pontos de vacinação contra sarampo]

De acordo com a prefeitura, a vacina já está disponível nos postos de saúde. O Dia D é para reforçar a campanha.

Será realizado, neste sábado (10), o dia D da vacinação contra o sarampo. A população poderá buscar o serviço entre 8h e 17h, em mais de 80 pontos de imunização, nos postos da rede básica de saúde, em Salvador.

A imunização é recomendada para pessoas com idade entre 12 meses e 49 anos. Quem possui o esquema vacinal completo não precisa ser imunizado novamente. Aqueles que já foram infectados com o vírus do sarampo não precisam tomar a vacina, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.

De acordo com a prefeitura, a vacina já está disponível nos postos de saúde. O Dia D é para reforçar a campanha.


Alerta

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, em julho deste ano, um alerta para o surto de sarampo na Bahia, após três casos importados da doença serem confirmados no estado.

De acordo com informações da Sesab, o primeiro caso foi de uma pessoa que mora em São Paulo e chegou em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano. Os outros dois foram de uma pessoa que estava em São Paulo e chegou em Salvador e de uma menor de 12 anos que viajou para Espanha e retornou para a capital baiana.

Sintomas

Segundo a Sesab, os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo.

Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.

A recomendação para os profissionais de saúde é de que seja feita a notificação de todos os casos de suspeita de sarampo, independente da idade e da situação vacinal anterior.

Ainda segundo a Sesab, o sarampo afeta, principalmente, crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas.

Comentários

Outras Notícias

[Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL ]
Política

Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL

13 de Outubro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, em visita a São Paulo (12) que quer mais transparência do PSL e que o partido deve abrir "caixa-preta" para explicar uso do fundo partidário

[Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão]
Mundo

Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão

13 de Outubro de 2019

A tempestade, considerada a mais forte a atingir Tóquio desde 1958

[Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama]
Bahia

Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama

13 de Outubro de 2019

Na última sexta-feira a substância foi encontrada nas praias de Piatã, Vilas do Atlântico, Praia do Flamengo e Jardim dos Namorados

[Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)]
Bahia

Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)

13 de Outubro de 2019

Uma mancha de óleo atinge o Litoral do Nordeste e com sua chegada à Bahia, recomenda-se evitar contato com a areia e a água do mar nas localidades em que foram visualizadas presença desse óleo

[Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres]
Mundo

Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres

13 de Outubro de 2019

Além de Irmã Dulce, foram canonizados mais três santos

[Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana]
Bahia

Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana

12 de Outubro de 2019

Para que não haja prejuízo para quem já adquiriu as cartelas, estas ainda poderão ser utilizadas até o dia 30 sem que haja problemas com a fiscalização.