Dia D: Salvador conta com 82 pontos de vacinação contra sarampo
09 de Agosto de 2019 - Redação Pernambués agora
De acordo com a prefeitura, a vacina já está disponível nos postos de saúde. O Dia D é para reforçar a campanha.
Será realizado, neste sábado (10), o dia D da vacinação contra o sarampo. A população poderá buscar o serviço entre 8h e 17h, em mais de 80 pontos de imunização, nos postos da rede básica de saúde, em Salvador.
A imunização é recomendada para pessoas com idade entre 12 meses e 49 anos. Quem possui o esquema vacinal completo não precisa ser imunizado novamente. Aqueles que já foram infectados com o vírus do sarampo não precisam tomar a vacina, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.
De acordo com a prefeitura, a vacina já está disponível nos postos de saúde. O Dia D é para reforçar a campanha.
Alerta
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, em julho deste ano, um alerta para o surto de sarampo na Bahia, após três casos importados da doença serem confirmados no estado.
De acordo com informações da Sesab, o primeiro caso foi de uma pessoa que mora em São Paulo e chegou em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano. Os outros dois foram de uma pessoa que estava em São Paulo e chegou em Salvador e de uma menor de 12 anos que viajou para Espanha e retornou para a capital baiana.
Sintomas
Segundo a Sesab, os principais sintomas do sarampo são tosse, em geral seca e irritativa; febre alta; coriza, sensibilidade à luz; manchas vermelhas na pele e dores no corpo.
Entre as complicações que podem advir da doença estão: infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.
A recomendação para os profissionais de saúde é de que seja feita a notificação de todos os casos de suspeita de sarampo, independente da idade e da situação vacinal anterior.
Ainda segundo a Sesab, o sarampo afeta, principalmente, crianças menores de 5 anos, especialmente as mal nutridas e bebês não vacinados, mas pode acometer também pessoas em qualquer idade não vacinadas.
Comentários
Outras Notícias
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023