Saúde

Pírula da juventude: cientistas descobrem droga que retarda o envelhecimento

11 de Agosto de 2019 -Redação Pernambués agora
[Pírula da juventude: cientistas descobrem droga que retarda o envelhecimento]

Os cientistas descobriram uma droga que retarda o envelhecimento e estão próximos de criar a pílula do rejuvenescimento, capaz de retardar os danos da idade à saúde,prevenir uma série de doenças e tornar o homem imortal.

A droga que vai retardar o envelhecimento é a rapamicina e pesquisadores publicaram na Science Translational Medicine que o mecanismo pode  fortalecer o sistema imunológico dos idosos e ajudá-los a combater infecções como a gripe. A Revista Veja desta semana também publicou artigo sobre o assunto mostrando que a rapamicina se mostrou eficiente no bloqueio de uma enzima que acelera a divisão celular, que é o caminho  do envelhecimento. Os estudos para testar a rapamicina em humanos visando o aumento da longevidade serão iniciados ainda este ano.

A rapamicina foi descoberta acidentalmente nos anos 1970, na Ilha de Páscoa, ao verificar-­se que evitava casos de tétano em quem andava descalço, apesar das perfurações nos pés — seu nome deriva da denominação aborígine do território chileno, Rapa Nui.  A substância aumentou em 38% a expectativa de vida em camundongos e  vai entrar agora na fase de testes clínicos com mulheres e homens. A rapamicina atua numa proteína chamada mTOR, que controla parte das respostas do metabolismo a situações de stress. O acúmulo de resíduos e proteínas defeituosas nas células cresce ao longo do tempo e estimula o envelhecimento.

A droga age nessa estrutura “defeituosa”. Funciona como um disjuntor, que liga e desliga o mecanismo.  Mas nada é prefeito:  Não se sabe a dose ideal e, a depender dela, os  efeitos colaterais são fortes.  “Uma dose menor não dá resultado, e uma dose muito alta pode desencadear efeitos colaterais graves, incluindo dificuldade de cicatrização, pneumonia, maior vulnerabilidade a infecções bacterianas e câncer. (RV)

Comentários

Outras Notícias

[Boxeadora baiana Beatriz Ferreira foi eleita a melhor atleta de 2019 no Prêmio Brasil Olímpico]
Esportes

Boxeadora baiana Beatriz Ferreira foi eleita a melhor atleta de 2019 no Prêmio Brasil Olímpico

11 de Dezembro de 2019

A baiana Beatriz Ferreira foi eleita a melhor atleta de 2019 no Prêmio Brasil Olímpico, em cerimônia realizada na última terça-feira (10), pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

[Transalvador desativa 22 vagas da Zona Azul no Terreiro de Jesus]
Bahia

Transalvador desativa 22 vagas da Zona Azul no Terreiro de Jesus

11 de Dezembro de 2019

Os condutores deve adquiri os tíquetes através dos operadores ou pelo aplicativo da Zona Azul Digital

[Vazamento de esgoto revolta moradores de Plataforma]
Denúncia

Vazamento de esgoto revolta moradores de Plataforma

11 de Dezembro de 2019

Um vazamento de esgoto na Terceira Travessa da Aurora, no bairro de Plataforma, vem causando revoltas a quem transita e reside por lá

[Postes e lâmpadas são trocados na Boca do Rio após denúncia]
Bahia

Postes e lâmpadas são trocados na Boca do Rio após denúncia

11 de Dezembro de 2019

Operação para a troca de postes, fiação e lâmpadas está sendo realizada

[Mais de 120 mil beneficiários do Bolsa Família de SSA precisam regularizar situação na SMS]
Bahia

Mais de 120 mil beneficiários do Bolsa Família de SSA precisam regularizar situação na SMS

11 de Dezembro de 2019

A SMS também destaca que pouco mais de 44% dos 229 mil beneficiários que residem no município compareceram às unidades de saúde até o momento

[Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia]
Bahia

Ocupantes protestam contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia

11 de Dezembro de 2019

Um grupo formado por dezenas de famílias sem-teto protesta contra corte de energia no antigo Hospital Couto Maia, na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro do Monte Serrat, em Salvador.