Saúde

Outubro Rosa: confira 10 lugares para fazer mamografia de graça

06 de Outubro de 2019 - Jornal Correio
[Outubro Rosa: confira 10 lugares para fazer mamografia de graça]

Quando se trata da prevenção ao câncer de mama, quanto mais cedo o tumor for identificado e tratado, melhor

O exame indicado para o diagnóstico  é a  mamografia, pois com a doença não dá para descuidar. Mesmo assim, estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, feito em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia, aponta que 2018 foi pior dos últimos 6 anos em realização do check-ups no SUS .
O mastologista Sérgio Calmon afirma que o acompanhamento da saúde das mamas é o que  permite um diagnóstico precoce do câncer.
“Quando a doença é detectada mais cedo, a possibilidade de fazer um tratamento menos invasivo e mais brando é maior. A chance de cura também aumenta”, explica.
 

Mesmo fora do Outubro Rosa,  as  mulheres devem se cuidar. Para Calmon, conhecer a própria mama é essencial para  identificar algum problema e recorrer a um especialista.
A primeira visita ao mastologista deve acontecer aos 30 anos, segundo Calmon. Já a mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos de idade. 
 
“Quem tem o risco deve procurar o mastologista antes para fazer o exame e uma abordagem individualizada”, acrescenta o especialista.
Por ser um aparelho que aperta levemente o seio, o mamográfo  assusta algumas mulheres. Entretanto, o médico garante que a maioria das pacientes não sente incômodos. Mesmo quem tem sensibilidade não pode deixar de fazer o teste. “A mamografia é  o único exame que  demonstrou a redução da mortalidade com a identificação precoce”, diz.
 
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de 2.870 novos casos de câncer de mama feminina na Bahia neste ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram 321 novas ocorrências da doença em Salvador em 2019.
Locais para fazer o exame de graça
 
Obras Sociais Irmã Dulce - Quem mora em Salvador deve marcar o exame por meio dos postos de saúde municipais e das prefeituras bairro. No interior, a mamografia deve ser agendada nas secretarias de saúde de cada cidade.
Documentos: RG, comprovante de residência, cartão do SUS e a guia do exame
 
Centro Estadual de Oncologia - No dia 19 deste mês, o Cican distribui 600 senhas, a partir das 6h30, para mamografia voltada para mulheres de 50 a 69 anos. As 100 primeiras pacientes fazem o exame no mesmo dia e as demais terão data agendada ainda este mês.
Documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de Residência (com original e cópia).
Secretaria Municipal de Saúde - Mamografias são realizadas em clínicas e hospitais conveniados. O agendamento deve ser realizado na unidades de saúde por meio do sistema vida+. O exame pode ser marcado de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Documentos: cartão do SUS, requisição do exame e documento de identificação com foto
Delfin/Sesab - A unidade móvel está estacionada no Campus I da UNEB, no Cabula. São 140 fichas por dia para mulheres entre 50 e 69 anos que nunca tenham feito cirurgia nas mamas. Atendimento ocorre das 7h às 17h. A ação vai até o dia 18/10.
Documentos: RG, comprovante de residência, cartão do sus e a guia do exame
AMO - Paciente que realizar o exame por meio de plano de saúde ou particular recebe voucher de uma mamografia gratuita para outra mulher (deve ter mais de 40 e não ter feito mamografia no último ano). São 250 gratuidades e o exame pode ser marcado até novembro.
Documentos: Voucher e documento de identificação com foto
Mutirão | Climério de Oliveira - O exame é voltado para mulheres com mais de 40 anos. Para conseguir uma das 120 vagas semanais, interessadas devem fazer o agendamento no telefone (71) 3283-9306 ou presencialmente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Atendimento de segunda a sábado.
Documentos: Cópias do RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP.
Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - Com o projeto Vida + Rosa, a unidade móvel estaciona nos bairros de Salvador. São distribuídas 80 senhas para cada um dos dois dias de ação mensal. As datas são divulgadas nas redes sociais do INTS.
Documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência
Hospital da Mulher - A Unidade básica de saúde da cidade onde a mulher reside encaminha a paciente para o hospital para acompanhamento com  especialista. O exame é feito a partir de uma solicitação médica.
Documentos: Cartão do SUS, comprovante de residência, pedido do exame e documento de identificação com fotografia
Hospital Aristides Maltez - Enquanto a marcação presencial do exame está indisponível, a interessada deve ir a um posto de saúde para ser encaminhada ao hospital. É possível pedir agendamento no Aristides Maltez.
Documentos: RG, CPF, Cartão do SUS e um comprovante de residência atualizado.
Grupo CAM - A partir da segunda quinzena deste mês, serão oferecidas 500 mamografias gratuitas. Os exames vão ser divulgados em parte nas redes sociais do grupo e podem ser agendados para este mês. Os atendimentos  começam a partir de novembro. 
Documentos: serão divulgados nas redes sociais.

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação