Saúde

Campanha nacional contra o sarampo começa nesta segunda-feira

07 de Outubro de 2019 -Agência Brasil
[Campanha nacional contra o sarampo começa nesta segunda-feira]

Ao todo, 60,2 milhões de doses do tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa hoje (7) em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.
O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.
“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro.
Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”.
Desde o início do ano, a pasta distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Comentários

Outras Notícias

[Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL ]
Política

Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL

13 de Outubro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, em visita a São Paulo (12) que quer mais transparência do PSL e que o partido deve abrir "caixa-preta" para explicar uso do fundo partidário

[Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão]
Mundo

Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão

13 de Outubro de 2019

A tempestade, considerada a mais forte a atingir Tóquio desde 1958

[Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama]
Bahia

Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama

13 de Outubro de 2019

Na última sexta-feira a substância foi encontrada nas praias de Piatã, Vilas do Atlântico, Praia do Flamengo e Jardim dos Namorados

[Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)]
Bahia

Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)

13 de Outubro de 2019

Uma mancha de óleo atinge o Litoral do Nordeste e com sua chegada à Bahia, recomenda-se evitar contato com a areia e a água do mar nas localidades em que foram visualizadas presença desse óleo

[Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres]
Mundo

Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres

13 de Outubro de 2019

Além de Irmã Dulce, foram canonizados mais três santos

[Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana]
Bahia

Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana

12 de Outubro de 2019

Para que não haja prejuízo para quem já adquiriu as cartelas, estas ainda poderão ser utilizadas até o dia 30 sem que haja problemas com a fiscalização.