Proteção solar é o melhor remédio contra o câncer de pele
07 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Esse cenário colabora para a necessidade da população ficar ainda mais alerta aos sinais da doença.
Números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que anualmente surgem cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele e, quando descobertos no início, as chances de cura aumentam em até 90%. Esse cenário colabora para a necessidade da população ficar ainda mais alerta aos sinais da doença.
No calendário da saúde, o dezembro laranja é voltado para a prevenção do câncer de pele e um dos aliados nessa luta é, sem dúvidas, o protetor solar. Uma questão a ser observada é que o produto não é o único aliado na guerra contra a doença. “Quando se fala em proteção solar, é preciso unir o uso do filtro a roupas específicas, óculos escuros e chapéus para se alcançar o objetivo”, pontua a dermatologista do Hapvida Saúde, Roberta Guedes. Ela orienta ainda que a proteção não é somente para momentos de recreação, sendo importante o uso diário, em qualquer exposição ao sol. “Saiu de casa, deve-se se usar o protetor solar”, frisa.
De acordo com a especialista, quem têm olhos verdes ou azuis, pele clara e ruivas naturais estão entre as pessoas com maior predisposição à doença. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura durante o tratamento. Procurar o dermatologista é o primeiro passo para que o médico possa fazer toda análise e recomendar o tratamento adequado”, orienta. Entre os principais sinais que podem ajudar nessa rápida percepção da doença estão o aparecimento de manchas vermelhas que coçam, sinais ou nódulos sangrando e ferimentos que não cicatrizam há mais de um mês.
CUIDADOS
Durante a exposição ao sol, sobretudo entre 9h e 16h, os cuidados devem ser redobrados por este ser o período de maior radiação dos raios ultravioleta. A indicação de Roberta é usar o protetor solar, de no mínimo fator 30 e reaplicá-lo a cada duas horas e toda vez que tomar banho. Sobre a quantidade ideal, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a utilização de uma colher de chá de protetor solar no rosto e três colheres de sopa espalhados pelas demais partes do corpo.
Comentários
Outras Notícias
Angélica anuncia voto em Lula e aponta defesa da democracia como motivo da decisão
22 de Outubro de 2026Foto: Crédito não informado no material enviado.
Ruivo Baiano relata perda de perfil no Instagram e pede ajuda para divulgar conta alternativa
22 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram
Lázaro Ramos mobiliza público para estreia de “Feito Pipa”, escolhido pelo Brasil na disputa por vaga no Oscar
22 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Instagram @olazaroramos
Edu, Camutanga e Kauan Coutinho voltam aos treinos e ampliam opções do Vitória
22 de Outubro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500
21 de Outubro de 2026Foto: Instagram
Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro
21 de Outubro de 2026Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023