Suíca contesta mudança na assistência médica dos trabalhadores terceirizados do estado e do município de Salvador
05 de Março de 2020 - Vitor Fernandes (DRT-2430)![Suíca contesta mudança na assistência médica dos trabalhadores terceirizados do estado e do município de Salvador [Suíca contesta mudança na assistência médica dos trabalhadores terceirizados do estado e do município de Salvador]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/227958/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
As mudanças de empresas que faziam a assistência médica de trabalhadores terceirizados da prefeitura de Salvador e da Secretaria Estadual de Educação (SEC) não agradou aos profissionais devido aos problemas gerados.
E o vereador soteropolitano, Luiz Carlos Suíca (PT), fez duras críticas às novas empresas que assumiram o processo. Durante toda a semana, o edil petista tem chamado a atenção para o caso. Ele aponta que trabalhadores tem procurado o seu gabinete para denunciar a situação precária que resultou a mudança. “Chamo a atenção da prefeitura que, na busca de manter caixa e fazer economia com as empresas, promoveu uma licitação, mas não se preocupou em manter a qualidade dos serviços. Fez economia, saiu algumas empresas e deixou outra – a ‘Braspe’ – que não sei que mágica foi essa que fizeram pra essa empresa ficar, e trouxe a ‘Soluções’ e a ‘APA’”, critica Suíca nesta quinta (5).
O vereador aponta que a Braspe trocou a assistência médica dos trabalhadores que era feita pela ‘Hapvida’, que também serve aos servidores concursados, para uma empresa que cobra R$74. “Esse valor você não faz uma consulta dentária e não é atendido em lugar algum. Para utilizar, caso tenha algum problema para urgência e emergência, tem que marcar antes. O trabalhador tem que ir para o hospital público neste caso. Trata-se da ‘Med Morte’ e não ‘Med Vida’, que é de Alagoas e que ninguém quer saber. E essa responsabilidade é do prefeito. Tira essa qualidade para os trabalhadores que já ganham tão pouco para colocar uma empresa que não tem credenciamento”, denuncia. Suíca pede intervenção da prefeitura e do estado na questão.
Ele cita a empresa ‘Braspe’ como uma das beneficiadas - que continuou com contrato no município de Salvador e a nova licitação trouxe a ‘Soluções’ e a ‘APA’ para a assistência. “Gostaria que o prefeito tomasse providências nisso porque todos os dias recebo denúncia. Vamos ao Ministério Público. O SindilimpBA já está atuando nesse sentido. Porque isso é fraude. Tem pessoas que trabalham na Braspe que têm problema de câncer e há recusa na assistência médica. E a família pagando R$800 para ir para o ‘Hapvida’. Isso é um crime que estão cometendo com esses trabalhadores. No objetivo de economizar e botar dinheiro no bolso está prejudicando a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e na qualidade do serviço da prefeitura”, completa o edil.
O petista continua relatando um caso que aconteceu no carnaval deste ano. Ele explica que um trabalhador foi espancado e que quando chegou na emergência não foi atendido porque não teve a solicitação feita. Ele é lotado na Secretaria Estadual de Educação. Para a coordenadora-geral do SindilimpBA, a situação é caótica tanto no estado quanto na prefeitura. “A direção do sindicato já pegou a convenção coletiva e já encaminhou denúncia ao Ministério Público contra essas empresas. E duvido que os membros dos governos estadual e municipal estejam contentes com essa situação. Porque vai acabar caindo no colo do estado e da prefeitura”, completa Ana.
Comentários
Outras Notícias
![Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística' [Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237890/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'
10 de Julho de 2025Foto: reprodução/internet
![ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura [ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237889/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
ANS determina que planos de saúde expliquem por escrito recusas de cobertura
10 de Julho de 2025Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
![Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação [Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237888/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Surto de hepatite A em São Paulo afeta principalmente homens gays e amplia vacinação
10 de Julho de 2025Foto: Tomaz Silva / EBC
![Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação [Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237887/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ana Hickmann comenta diagnóstico de Edu Guedes e reforça fé na recuperação
10 de Julho de 2025Foto: Instagram
![BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social [BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237886/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS firma acordo para enfrentar doenças ligadas à exclusão social
09 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades [Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237885/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe comercialização de azeite “Vale dos Vinhedos” por irregularidades
09 de Julho de 2025Foto: Divulgação / Eduardo Benini
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](http://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023