Coronavírus: Infectologista Roberto Badaró recomenda ônibus com redução de passageiros e janelas abertas
16 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
O médico infectologista e pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia em Saúde do Senai/ Cimatec Roberto Badaró defendeu, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (16), medidas que devem ser incluídas em plano de ações de contingência diante da pandemia do novo coronavírus
“Por exemplo, uma coisa que é plano de contingência e que não vi: os ônibus não pode circular com o total de pessoas em pé. Não pode. Tem que reduzir a um terço o número de pessoas dentro do coletivo. Isso é uma determinação para que as pessoas que têm que se transportar, que não podem deixar de ir, possam ir com mais segurança. Isso tem que ser feito por determinação”, recomendou.
Ao ser questionado por um ouvinte, Badaró ainda afirma que seria necessário o uso dos ônibus com janelas abertas e sem uso do ar-condicionado. Em Salvador, uma parcela dos coletivos são climatizados.
“Acho que isso está correto. Evidentemente que, com a recirculação do ar, o vírus passa no filtro do ar-condicionado. Então ele recircula com mais facilidade. Tem que abrir a janela mesmo”, defendeu.
O infectologista também comentou o decreto municipal que suspende a realização de eventos com público igual ou maior de 500 pessoas. Para ele, o limite deveria ser de público igual ou maior de 50 pessoas. “O ideal é que mantenha-se reuniões pequenas, com pessoas essenciais que podem se comunicar uma com a outra”, disse.
Tratamento
Badaró também disse que, caso uma pessoa jovem, de 20 a 29 anos, apresente sintomas do novo coronavírus, é recomendado que fique em casa, em lugar de procurar unidades de saúde, as quais devem ser prioridade para os grupos de risco e idosos.
“Pessoas com essa faixa etária (20 a 29 anos) que tiveram sintomas respiratórios fiquem em casa, não devem ir para o posto de saúde. Essa pessoa não deve ir para o posto de saúde, porque se a doença se manifestar severa e ele começar com falta de ar, dá tempo de ir para o serviço. Então não é nenhum sintoma de febre e tosse que tem que procurar serviço de saúde. Os idosos devem ter prioridade de atendimento. Esses, sim, tem que ter prioridade de atendimento”, declarou.
Comentários
Outras Notícias
Câmara aprova proposta que transfere simbolicamente capital do país para Salvador no 2 de Julho
11 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
SAC realiza mutirão gratuito para emissão da nova identidade de idosos na Bahia
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
Projeto quer obrigar redes sociais a remover conteúdo de ódio contra mulheres
11 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes sociais
Semana do Sono 2026 chama atenção para efeitos da falta de descanso na saúde
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
Homem baleado em tentativa de assalto recebe tratamento experimental com polilaminina na Bahia
10 de Março de 2026Foto: Stephanie Venâncio
Bahia registra mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais ocorrências no Nordeste
10 de Março de 2026Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023