Governo estuda utilizar Hospital Espanhol para tratamentos do coronavírus
17 de Março de 2020 - Metro1
O governo da Bahia estuda viabilizar, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a utilização do Hospital Espanhol para receber e tratar casos do coronavírus
A questão foi avaliada pelo secretário Fábio Vilas Boas. Em contato com a Metrópole, ele confirmou que está em diálogo com a Justiça Federal, que está debruçada sobre a destinação do espaço, fechado há seis anos.
O caso está sendo resolvido há anos e conta com uma dívida total de R$ 480 milhões, além de dívidas trabalhistas. Na avaliação do médico infectologista e pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia em Saúde do Senai/ Cimatecm Roberto Badaró, a destinação do equipamento é algo importante para o combate ao coronavírus.
"Há uma semana eu vinha discutindo isso com a Fieb. Dá para fazer, é necessário acelerar a preparação para estes doentes que deve ocorrer", declarou.
Badaró comentou a utilização de leitos por parte do governo do estado. Em Salvador, o Hospital Couto Maia está entre os preparados para doenças infetocontagiosas. "O Couto Maia está sendo preparado para dar atenção a 100 leitos, mas talvez não seja necessário. Lá é um hospital que atende outras doenças também, como meningite e leptospirose. Temos que prestar atenção que um hospital de doenças infecciosas deve focar nas doenças endêmicas", acrescentou.
Comentários
Outras Notícias
Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital
24 de Abril de 2026Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação / F1
Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais
24 de Abril de 2026Foto: Instagram
Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria
23 de Abril de 2026Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas
Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes
23 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Jornal Nacional
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023