Saúde

Rio tem primeira morte por coronavírus (são 4 em SP)

19 de Março de 2020 - Redação Pernambués agora
[Rio tem primeira morte por coronavírus (são 4 em SP)]

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta quinta-feira (19 de março) o primeiro caso de morte causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) no estado

A vítima é uma mulher de 63 anos, que tinha diabetes e hipertensão, e que trabalhava como doméstica. A patroa dela testou positivo para a doença Covid-19 após retornar de uma viagem para a Itália.
A mulher, que não teve o nome revelado, apresentou os primeiros sintomas no domingo (15) e, na última segunda-feira (16), saiu do trabalho e foi de táxi para o Hospital Municipal Luiz Gonzaga, na cidade de Miguel Pereira, onde residia. No dia seguinte (17), ela não resistiu.
Tanto o taxista como os familiares estão sob monitoramento das autoridades fluminenses.
Há ainda um segundo caso sob análise, na cidade de Niterói, de um homem de 69 anos, que faleceu também na terça-feira. O primeiro teste realizado na vítima testou positivo e agora é aguardada a contraprova para atestar a causa do falecimento.
Segundo dados da Secretaria estadual, já são 63 casos confirmados no estado.
O Ministério da Saúde informou que há 1.254 casos suspeitos. Essa é a quinta morte confirmada no Brasil por coronavírus. Os outros quatro casos foram registrados na cidade de São Paulo. 
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, lamentou a morte. “Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos”, disse.
O governador reiterou o pedido para que a população permaneça em casa. “Reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo”, afirmou.
O secretário de Saúde, Edmar Santos, também expressou solidariedade à família dela e reforçou o pedido de apoio da população nas medidas contra a pandemia adotadas no estado.
“Faço um apelo à população que acredite na gravidade da situação e siga as orientações das autoridades de evitar sair de casa e ir a unidades de saúde sem necessidade. Reforço que nós não vamos descansar na luta para que casos como esses ocorram em menor número possível”.
Hospitais de campanha
Os governos do estado e do município do Rio de Janeiro anunciaram a criação de quatro hospitais de campanha para ampliar o atendimento a pacientes devido à pandemia de infecção pelo novo coronavírus. No total, devem ser agregados 1,1 mil leitos ao sistema público de saúde no Grande Rio.
A prefeitura montará um hospital de campanha com capacidade para internar até 500 pacientes no Riocentro, principal centro de convenções da cidade do Rio de Janeiro, localizado em Jacarepaguá, na zona oeste.
Os leitos do hospital improvisado serão usados para internar pessoas que estão se recuperando de cirurgias eletivas ou que estão em tratamento em hospitais da rede municipal. A ideia é liberar as vagas ocupadas por essas pessoas para que pacientes com Covid-19 possam ser atendidos nos hospitais municipais.
O hospital de campanha do Riocentro deverá ter apoio das Forças Armadas, segundo a prefeitura. Além disso, estão sendo requisitados 400 profissionais do Programa Mais Médicos, do governo federal.
Já o governo do estado anunciou que vai montar três hospitais, cada um com 100 leitos no primeiro mês e mais 100 no segundo mês, totalizando 600 vagas. Um deles será no Parque dos Atletas, bem próximo ao Riocentro.
Outros dois hospitais serão fora da cidade: um no aeroclube de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e outro em São Gonçalo. Diferentemente do hospital da prefeitura, essas unidades provisórias do estado serão voltadas para atender a pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Além dos hospitais de campanha, a Secretaria de Saúde do estado informou que pretende abrir mais 300 leitos nos próximos 40 dias e mais 300 nos 30 dias seguintes.

Comentários

Outras Notícias

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung

[ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha terá aumento a partir de janeiro de 2026]
Economia

ICMS sobre combustíveis e gás de cozinha terá aumento a partir de janeiro de 2026

10 de Setembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Disney se manifesta após Raphinha denunciar racismo contra filho em parque]
Fofoca

Disney se manifesta após Raphinha denunciar racismo contra filho em parque

10 de Setembro de 2025

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

[Marieta Severo doa novas casas para o Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro]
Fofoca

Marieta Severo doa novas casas para o Retiro dos Artistas no Rio de Janeiro

09 de Setembro de 2025

Foto: Instagram

[Ivete Sangalo fala sobre proteção da imagem do filho Marcelinho: “É cruel”]
Fofoca

Ivete Sangalo fala sobre proteção da imagem do filho Marcelinho: “É cruel”

09 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / redes sociais