Saúde

Diretor da Opas diz que 'não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19'

19 de Maio de 2020 - Redação Pernambués agora
[Diretor da Opas diz que 'não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19']

O diretor do departamento de doenças comunicáveis da Opas, Marcos Espinal, afirmou hoje (19) que "não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19".

A entidade que é braço da OMS nas Américas foi questionada sobre o uso do medicamento para a doença durante uma coletiva de imprensa virtual. A informação foi divulgada pelo G1.

"Não há evidências para recomendar cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19", afirmou. "Ainda não temos os resultados de testes clínicos que possam sugerir a eficácia desses dois medicamentos. Desde o começo, a Opas produziu uma revisão bastante sistemática. Acabamos de atualizar o documento, e não há evidência de que essas duas drogas sejam eficazes contra a Covid-19".

Espinal disse que "é uma questão de cada país decidir" sobre usar as substâncias contra a Covid-19, mesmo sem evidências científicas, mas destacou que, além de não ter benefícios comprovados contra o novo coronavírus, os medicamentos têm efeitos colaterais.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) desaconselhou ontem (18), o uso das duas substâncias para tratar a Covid-19.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

[Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão]
Justiça

Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão

20 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / YouTube / Conselho Comunidade de Taubaté

[STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ]
Brasil

STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ

20 de Janeiro de 2026

Foto: Rosinei Coutinho / STF

[Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia]
Bahia

Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia

20 de Janeiro de 2026

Foto: @ihr.pics / Divulgação

[Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval]
Bahia

Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]
Esportes

Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo

19 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia