'Não faz sentido' obrigar pessoas a se vacinarem contra Covid-19, diz secretário de Saúde
02 de Setembro de 2020 - Redação Pernambués agora
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou hoje (2) que a vacinação contra a covid-19 deve priorizar grupos de risco em um primeiro momento e não faz sentido querer que ela seja obrigatória
A declaração foi dada durante inauguração da reforma e ampliação da Unidade de Emergência de Pirajá, em Salvador, após o titular da pasta ser questionado sobre um comentário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que afirmou que o Estado não iria obrigar ninguém a se vacinar.
"Eu acho que num primeiro momento é para vacinar toda população de risco. Vacinar toda população é impossível. Vai ser feita a vacinação como se faz com vacina de gripe, vacina quem é de risco. Pessoas com mais de 60 anos, portadores de comorbidade, essa é a população que tem maior risco de morrer", disse o secretário.
Vilas-Boas também afirmou que, como não haverá vacina disponível para todos logo de início, as pessoas "terão autonomia de decidir se querem vacinar-se ou não". "Obrigar as pessoas a se vacinar por essa doença não faz muito sentido num primeiro momento, que não vai ter vacina para todos e prefiro vacinar quem quer se vacinado do que quem está se recusando", afirmou.
Ainda segundo Vilas-Boas, a Covid-19 tem uma capacidade de contágio menor do que de outras doenças, o que justificaria a não-obrigatoriedade. "É diferente de uma vacina de sarampo, de febre amarela, mas principalmente sarampo, que a taxa de contágio, a capacidade de infectar... Uma pessoa com sarampo contamina 17. Uma pessoa com covid contamina 2", diz o secretário.
Comentários
Outras Notícias
Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital
24 de Abril de 2026Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação / F1
Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais
24 de Abril de 2026Foto: Instagram
Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria
23 de Abril de 2026Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas
Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes
23 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Jornal Nacional
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023