Saúde

Unidades móveis da Hemoba retomam agenda semanal com coleta em centros comerciais

15 de Setembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Unidades móveis da Hemoba retomam agenda semanal com coleta em centros comerciais]

Os hemóveis retomam o roteiro de atividades semanais pós-pandemia nesta terça-feira (15) e seguem até a sexta-feira (18), com coleta no Hiper GBarbosa, na avenida San Martin, e no Shopping Ponto Alto, na avenida São Rafael, em Salvador

A expectativa é de alcançar 60 bolsas por unidade móvel, número que possibilita o atendimento de até 480 transfusões.

De acordo com a coordenadora de coleta e captação da Hemoba Iara Matos, por conta da pandemia, o roteiro do hemóvel será retomado com restrições no número de pessoas por ônibus e com a necessidade de uma sala arejada anexa, cedida pelos centros comerciais para realização da triagem.
“Voltamos, mas com todo protocolo de prevenção à covid-19, mantendo o distanciamento, usando apenas duas das quatro poltronas de coleta, com a triagem clínica fora da unidade móvel. Além do uso obrigatório de máscara e disposição de álcool em gel para todos”, explica.
Com a retomada das atividades, os hemóveis começam a semana em dois centros comerciais. No Hiper GBarbosa, o atendimento ao público externo ocorre das 8h às 17h. Já no Shopping Ponto Alto, o horário será das 12h às 19h.
O diretor da Hemoba, Fernando Araújo, lembra que, com a suspensão dos atendimentos nas unidades móveis, também ocorreu uma queda na coleta de bolsas. “A coleta nos hemóveis chega a representar 40% do nosso estoque. Por isso, nossa estratégia de captação durante a pandemia foi começar com o Hora Marcada, com agendamento nas 24 unidades de coleta na Bahia e montamos a coleta itinerante com o Hemoba em Casa, indo a condomínios e associações de bairro”, afirma.

Recomendações

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Comentários

Outras Notícias

[Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas]
Fofoca

Anitta anuncia turnê nacional de ‘EQUILIBRIVM’ com shows mais intimistas

22 de Abril de 2026

Foto: Caia Ramalho

[Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino]
Brasil

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ conquista três troféus no Prêmio Platino

22 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix]
Brasil

Clássico ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ terá nova versão animada pela Netflix

22 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Netflix

[Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo]
Esportes

Globo define Everaldo Marques como narrador da Seleção na Copa do Mundo

22 de Abril de 2026

Foto: João Cotta/TV Globo

[Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina]
Brasil

Energia solar em Itaipu tem potencial para dobrar capacidade da usina

21 de Abril de 2026

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa]
Bahia

Salvador recebe evento que mostra importância da economia criativa

21 de Abril de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil