Unidades móveis da Hemoba retomam agenda semanal com coleta em centros comerciais
15 de Setembro de 2020 - Redação Pernambués agora
Os hemóveis retomam o roteiro de atividades semanais pós-pandemia nesta terça-feira (15) e seguem até a sexta-feira (18), com coleta no Hiper GBarbosa, na avenida San Martin, e no Shopping Ponto Alto, na avenida São Rafael, em Salvador
A expectativa é de alcançar 60 bolsas por unidade móvel, número que possibilita o atendimento de até 480 transfusões.
De acordo com a coordenadora de coleta e captação da Hemoba Iara Matos, por conta da pandemia, o roteiro do hemóvel será retomado com restrições no número de pessoas por ônibus e com a necessidade de uma sala arejada anexa, cedida pelos centros comerciais para realização da triagem.
“Voltamos, mas com todo protocolo de prevenção à covid-19, mantendo o distanciamento, usando apenas duas das quatro poltronas de coleta, com a triagem clínica fora da unidade móvel. Além do uso obrigatório de máscara e disposição de álcool em gel para todos”, explica.
Com a retomada das atividades, os hemóveis começam a semana em dois centros comerciais. No Hiper GBarbosa, o atendimento ao público externo ocorre das 8h às 17h. Já no Shopping Ponto Alto, o horário será das 12h às 19h.
O diretor da Hemoba, Fernando Araújo, lembra que, com a suspensão dos atendimentos nas unidades móveis, também ocorreu uma queda na coleta de bolsas. “A coleta nos hemóveis chega a representar 40% do nosso estoque. Por isso, nossa estratégia de captação durante a pandemia foi começar com o Hora Marcada, com agendamento nas 24 unidades de coleta na Bahia e montamos a coleta itinerante com o Hemoba em Casa, indo a condomínios e associações de bairro”, afirma.
Recomendações
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026
09 de Junho de 2026Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.
Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória
09 de Junho de 2026Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais
09 de Junho de 2026Fotos: Divulgação / Drogasil
OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária
09 de Junho de 2026Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento
09 de Junho de 2026Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023