Número de estudantes que experimentam cigarro em Salvador reduz para 32%
15 de Fevereiro de 2021 - Redação Pernambués agora
Salvador conseguiu reduzir em 32% o número de estudantes do 9º ano do ensino fundamental que já experimentaram cigarros
É o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) – 2019, divulgada no final do ano passado. Salvador também é uma das capitais brasileiras com menor número de fumantes, com índice de apenas 4,1% - conforme pesquisa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2018) do Ministério da Saúde.
Os resultados da PeNSE, mostraram que a experimentação do cigarro em 2009, ano de início da pesquisa, foi de 20,4% e, em 2015, foi de 13,8%, apontando uma redução de 32%. O estudo é realizado a cada três anos, com escolares adolescentes, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é de subsidiar o monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde em escolares do Brasil.
Tratamento
O tabagismo é o único fator de risco totalmente evitável e responsável por mortes, doenças e alto custo ao sistema de saúde, assim como afeta indiretamente a qualidade de vida do cidadão e da sociedade. Em Salvador, o tratamento pode ser encontrado em 33 unidades, que prestam esse tipo de atendimento gratuitamente aos dependentes, através do PMCT.
Este ano, devido à pandemia, a unidade tem realizado atendimento individual, teleatendimento, grupos presenciais menores com oito pessoas e grupos virtuais. O acompanhamento das pessoas que decidem participar do PMCT é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, dentre outros especialistas.
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023