Anvisa aprova registro da vacina da Fiocruz/AstraZeneca e de medicamento contra o coronavírus
12 de Março de 2021 - Anvisa
Para a vacina foram concedidos dois registros diferentes: um em nome da AstraZeneca, outro da Fiocruz
A população brasileira passa a contar com dois novos aliados na luta contra o novo coronavírus. a Anvisa concedeu, nesta sexta-feira (12/03), o registro da vacina da Fiocruz/Astrazeneca e do antiviral Rendesivir.
Para a vacina foram concedidos dois registros diferentes: um em nome da AstraZeneca, outro da Fiocruz. As duas empresas podem, assim, adotar estratégias diferentes de distribuição e comercialização do produto. Mais conhecido como vacina de Oxford, o imunizante foi registrado na Anvisa com os nomes de "Vacina Covid19 Recombinante Fiocruz" e "Vacina Covid19 Recombinante, no caso da Astrazeneca".
O pedido de registro da vacina da Fiocruz/AstraZeneca foi feito no dia 29/01. Com a aprovação de hoje, a população recebe um atestado de que o produto passou por exigências comparáveis às das mais conceituadas agências reguladoras do mundo. Este é o segundo registro aprovado pela Anvisa. No dia 23/02 a Agência aprovou a vacina da Pfizer-BioNTech.
Rendesivir
O Rendesivir é o primeiro medicamento com indicação aprovada para o tratamento da Covid-19 no Brasil. A substância impede a replicação do vírus no organismo, diminuindo o processo de infeção. O registro foi concedido para o laboratório Gilead.
O medicamenté é injetável e será produzido pela empresa no formato de pó para diluição.
Durante os estudos clínicos do produto no Brasil, não foram registrados eventos adversos graves com os voluntários.
Registro condicional
Os registros aprovados hoje foram concedidos de forma condicional, mediante a assinatura de um termo de compromisso. Os laboratórios devem continuar os estudos e apresentar os dados complementares sobre o produto ao longo de sua utilização.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital
24 de Abril de 2026Foto: Ney Silva / Acorda Cidade
Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação / F1
Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais
24 de Abril de 2026Foto: Instagram
Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos
24 de Abril de 2026Foto: Divulgação
Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria
23 de Abril de 2026Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas
Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes
23 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Jornal Nacional
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023