OMS identificou variante indiana do coronavírus em 44 países: 'Preocupante em nível global'
12 de Maio de 2021 - G1
Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que casos da variante do coronavírus identificada na Índia já foram confirmados em 44 países
O documento foi publicado nesta terça-feira (11) e traz também a informação de que desse total, o registro em 27 novos países foi desde 28 de abril.
De acordo com o relatório, três sub-linhagens da variante B.1.617 "parecem ter taxas maiores de transmissão". A conclusão se deu devido ao aumento rápido da prevalência já observado em vários países. De acordo com o G1, as evidências científicas são classificadas como "moderadas" e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.
Além da Índia, o Reino Unido foi o país que mais relatou casos sequenciados geneticamente da variante e classificou uma das sub-linhagens como preocupante nacionalmente. Nesta segunda-feira (10), o órgão de saúde internacional já havia classificado a versão do vírus como "preocupante em nível global".
De acordo com Maria Van Kerkhove, responsável técnica do combate contra a Covid-19 na OMS, “há informações de que a B.1.617 é mais contagiosa", mas ela destaca que também existem elementos que sugerem que ela atenuaria as respostas dos anticorpos que combatem o vírus. Sendo assim, "nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global", afirmou.
Foto reprodução: Internet
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023