Mulheres da comunidade Bosque das Bromélias acessam exames de mamografia de forma gratuita
02 de Setembro de 2021 - Redação Pernambués agora
Com o apoio do ‘Mandato da Gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), um mutirão para exames de mamografia foi iniciado nesta quarta-feira (1º) e segue até quinta (2), na comunidade do Bosque das Bromélias, na Estrada do Cia, em Salvador
O atendimento começou às 8h e segue até 15h. A estimativa é que sejam atendidas no total 160 mulheres da comunidade, nos dois dias de serviços. Pode realizar a mamografia mulheres a partir de 35 anos, que devem levar RG, CPF e o cartão do SUS para ter acesso ao procedimento de forma gratuita. A procura pelo atendimento foi intensa nesta quarta.
A moradora Meire Santos, de 61 anos, revela que já faz dois anos que não realiza o procedimento por dificuldades que enfrenta na marcação e por ter uma mãe de 95 anos que não pode ficar sozinha. “Tenho uma mãe de 95 anos, com câncer nas duas mamas. Me cuido todo ano, no entanto, em dezembro, faria dois anos que não faço a mamografia, por essas dificuldades de sair”.
Feliz com a oportunidade de fazer um dos exames mais importantes para a saúde da mulher, Meire aponta que a distância também é um fator que atrasa na prevenção de muitas moradoras da comunidade. “Muito importante esse serviço, porque a gente, inclusive, não tem dinheiro para transporte, os médicos todos longe, as vezes não conseguimos marcar. E aqui está vindo em nossa porta, com um lanchinho e kit higienização. Só tenho a agradecer. Ainda precisamos de mais médicos. O que puder trazer”, diz.
Para o líder comunitário, Leonardo, o popular ‘Leo Game’, a comunidade está sendo ouvida, no entanto, ainda carece de mais serviços aos cidadãos do bairro. “A nossa comunidade é carente, as pessoas que vieram também são de comunidades carentes aqui do Bosque das Bromélias e, geralmente, tem na verdade a carência de tudo, como médicos e educação, por exemplo. Algumas coisas estão chegando para a gente. É muito importante esse serviço de saúde, pois tinham senhoras com três anos que não sabiam o que era uma mamografia, até mesmo um preventivo. Graças a Deus nós estamos sendo ouvidos”, frisa.
O sub-coordenador Fabiano, informa que o projeto realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) atua com exames de mamografia há quatro anos. “Esse projeto de mamografia já tem quatro anos aproximadamente. Levamos nas comunidades com parceria com as lideranças locais. O projeto também oferece oftalmologista, alimentação e nutrição, dentre outros projetos específicos do INTS”.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 18 mil mulheres foram vítimas fatais da doença no ano de 2019. O instituto ainda prevê mais de 66 mil casos para 2021. Sua origem é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Melhor forma de combater é o diagnóstico precoce com a realização de exames de mamografia. Assim pode aumentar e melhorar as chances de cura e sobrevida para as mulheres com câncer de mama.
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023