VÍDEO: Bolsonaro nega número de mortes por Covid e diz que contaminação imuniza mais que vacina
23 de Setembro de 2021 - Revista Fórum
Tudo isso sem apresentar provas ou sequer dados
Em entrevista a dois ativistas alemães no Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (Sem partido) disse que houve supernotificação dos casos e de mortes por Covid-19 no Brasil, acusou hospitais de internarem pessoas às pressas para drenar dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantiu que a contaminação imuniza mais que vacina, ao atacar a Coronavac.
No vídeo sem data, divulgado pelo jornalista Samuel Pancher no perfil do site Metrópoles no Twitter nesta quinta-feira (23), Bolsonaro retoma a tese sinalizada durante encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, nos EUA, quando disse que não tomou vacina porque já estava imunizado por ter sido contaminado pelo coronavírus.
“Estudos confiáveis indicam que os contaminados pelo vírus têm mais anticorpos do que quem vacinou-se. Seis vezes mais. Então, eu não estou preocupado”, disse, sem citar quais são os estudo.
Antes, Bolsonaro disse que não obrigaria ninguém a tomar vacina atacando a vacina distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan, que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Como posso mandar as pessoas tomarem a Coronavac se não há evidência científica da sua eficácia? É experimental”.
Supernotificação
Bolsonaro ainda retomou a tese da supernotificação das mortes por Covid-19 – propalada após relatório fake do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques – e acusou hospitais de diagnosticarem pacientes com Covid para serem internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) com o objetivo de aumentar lucros.
“Uma pessoa com Covid na UTI de um hospital público custa cerca de R$ 2 mil por dia. Para outras doenças o custo é de R$ 1 mil, metade do custo. Então, muitas pessoas humildes, quando iam ao médico e precisavam ser internadas, eram enviadas à UTI, porque o hospital ganharia mais dinheiro. Então houve uma supernotificação, mas você só descobre a supernotificação dois ou três anos depois”, disse Bolsonaro, ressaltando que “isso aconteceu e o número de mortes foi superdimensionado no Brasil”.
Veja o vídeo:
Foto: Carolina Antunes/PR
Comentários
Outras Notícias
Lula deve participar da inauguração de hospital regional em Alagoinhas no início de julho
23 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Alagonews
Parque de Pituaçu terá empresa responsável por bicicletário; outros espaços seguem sem definição
23 de Junho de 2026Foto: Thaís Costa / Conder
Anvisa cria grupo técnico para acompanhar segurança da vacina contra dengue do Butantan
23 de Junho de 2026Foto: Governo de São Paulo
Bahia autoriza construção de novo centro especializado em reabilitação em Salvador
23 de Junho de 2026Foto: Thuane Maria / GOVBA
Anvisa determina recolhimento de lotes de medicamentos após falhas de qualidade
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução
Marca baiana Dendezeiro levará a moda da Bahia para passarela na Itália
22 de Junho de 2026Foto: Reprodução Instagram/@dendezeiro
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023