Banco de Sangue de Salvador à espera de novos doadores
02 de Novembro de 2021 - A tarde
O Banco de Sangue de Salvador está à espera de doadores de sangue, medula e plaquetas
As unidades ficam abertas de segunda a domingo, inclusive nos feriados.
A busca é por qualquer tipo de sangue, assim como por doadores de plaquetas e medula. Mas o tipo O-, o sangue universal, é o mais procurado, por ele conseguir atender a pacientes com qualquer outro tipo de sangue.
“O O- é especialmente importante em casos emergenciais, onde a transfusão precisa ser feita as pressas e não há tempo para fazer o teste de tipo sanguíneo”, afirma Érica Santana, captadora de doadores do Hospital São Rafael (HSR)..
“Doar sangue é um ato de solidariedade humana e o incentivo é para todos. O sangue doado atende tanto paciente de tratamento mais longos, quanto os temporários, que aumentam ainda mais durante os feriados e períodos de festas, como Carnaval, já que o número de acidentes cresce, assim como a demanda por sangue”, explica Santana ao jornal A Tarde.
O Banco de Sangue de Salvador no HSR faz parte do Grupo GSH - que está presente em outros estados, e atende ainda outros cinco hospitais em Salvador: Cardiopulmonar, Aliança, Santo Amaro, Aeroporto e ProHope. E por estarem espalhados por todo o país, quando um hospital em Salvador, por exemplo, está em falta de algum tipo sanguíneo, um hospital do Rio de Janeiro pode enviar caso tenha em estoque.
“Isso também vale para famílias que moram longe e tem um parente precisando de sangue, fazemos o deslocamento desse sangue entre os hospitais do grupo. E sempre gostamos de lembrar que funcionamos de segunda a domingo, mesmo nos feriados, das 7h às 18h. A doação é rápida, dura em média 40 minutos e você pode salvar até quatro vidas”, aponta Santana.
O uso mais comum para os sangues doados é a reposição de cirurgia e as emergências de acidentes, mas também é muito usado com pacientes oncológicos em geral, principalmente leucemia e linfoma.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023