Saúde

Novembro Azul: Prefeitura de Salvador intensifica ações de autocuidado e combate ao preconceito nos Multicentros de Saúde

09 de Novembro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Novembro Azul: Prefeitura de Salvador intensifica ações de autocuidado e combate ao preconceito nos Multicentros de Saúde]

No Novembro Azul os Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas estão com o tema “Escolhendo o hoje para viver o amanhã!”

As ações são promovidas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac) durante todo este mês, dentro do Movimento pela Vida, programa criado para sensibilizar a população, disseminar conteúdos e engajar pessoas na prevenção em saúde.

As ações de promoção da saúde serão intensificadas com palestras voltadas para colaboradores, pacientes e acompanhantes. Além disso, serão oferecidos consultas e exames especializados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As estruturas de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 7h às 18h.
O agendamento para os procedimentos no Multicentro Vale das Pedrinhas acontece exclusivamente pela internet, por meio do site da unidade http://mcsvaledaspedrinhas.med.br/. Para as pessoas que tiverem dificuldade de acesso à internet, colaboradores da sala de apoio de pré-agendamento darão o suporte necessário para a marcação dos procedimentos.

No Multicentro de Saúde Carlos Gomes, o agendamento para primeira consulta ou exame na unidade pode ser realizado em uma das 156 unidades básicas de saúde da rede municipal de saúde, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), sempre das 8h às 17h. É necessário apresentar uma requisição preenchida por um médico e o Cartão SUS vinculado ao município de Salvador.

Ainda segundo informações de assessoria, a mobilização também chama a atenção para que mulheres transgênero, travestis e pessoas não binárias procurem os serviços de saúde para consultas e exames relacionados à próstata. De acordo com estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de 10 mil pessoas transgênero, travestis e não binárias devem residir em Salvador.

As unidades dispõem de equipes multidisciplinares completas para o atendimento integral da saúde do homem, travesti, mulher trans e pessoa não binária, inclusive, com médicos urologistas.

No caso de pacientes que já são acompanhados pela equipe multidisciplinar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, os procedimentos devem ser agendados no guichê de marcação de consultas e exames, que fica localizado no prédio da unidade.

 

Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS

 

Comentários

Outras Notícias

[Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico]
Saúde

Morte encefálica: entenda o que é e quais etapas são necessárias para confirmar o diagnóstico

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Shutterstock

[Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados]
Saúde

Brasil registra 136 casos de mpox em 2026 e doença já aparece em cinco novos estados

09 de Março de 2026

Foto: Reprodução / Agência Brasil

[Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste]
Saúde

Bahia soma mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais registros no Nordeste

09 de Março de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

[Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia]
Esportes

Ceni celebra 10º título como treinador e destaca conquista do 52º Baianão do Bahia

09 de Março de 2026

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

[Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime]
Justiça

Assédio no trabalho: saiba como reunir provas para denunciar crime

08 de Março de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

[“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula]
Política

“Não podemos nos conformar com homens matando mulheres”, diz Lula

08 de Março de 2026

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil