Sede da Hemoba, em Salvador, abre para doação de sangue no feriado de 8 de dezembro
07 de Dezembro de 2021 - Ascom/Hemoba
Nesta quarta-feira (8), feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a sede da Fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funciona para doação de sangue e cadastro de medula óssea, das 7h às 12h30
As demais unidades de coleta na capital estarão fechadas e voltam ao atendimento no dia seguinte, quinta-feira (9). Já as 21 unidades de coleta do interior do estado funcionam em horário habitual.
Hemoba no SAC Digital
O atendimento nas unidades da Hemoba são realizados através de demanda espontânea, por ordem de chegada. Quem preferir, pode agendar sua visita a uma unidade de coleta através da plataforma SAC Digital, disponível por meio de aplicativo, para Android e iOS, e no www.sacdigital.ba.gov.br. O objetivo é trazer mais comodidade e conforto a este público, além de ampliar a oferta do serviço de forma regionalizada, otimizando o atendimento.
Ao pesquisar pelo serviço na plataforma, o cidadão irá preencher um formulário com seus dados pessoais, endereço e telefone para contato, selecionando a unidade para o atendimento e indicando data e horário da coleta. Os cidadãos cadastrados ainda receberão mensagens do órgão sensibilizando sobre suas campanhas de doação, ações para coleta externa com as unidades móveis e informações a respeito do seu tipo sanguíneo ou orientações sobre suas futuras doações.
Critérios para doação de sangue
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.
Foto: Ascom/Hemoba
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023