Pontos de testagem rápida na Pituba e Pernambués prosseguem até sexta (11)
09 de Fevereiro de 2022 - Ascom/PMS - Prefeitura Municipal de Salvador
Desde a última terça-feira (11), os bairros da Pituba e Pernambués são as novas localidades a receberem os pontos de testagem rápida para identificação da Covid-19 em Salvador
Montadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as estruturas estão situadas, respectivamente, na Praça Ana Lúcia Magalhães e no Centro Social Urbano de Pernambués. Somente no primeiro dia, os postos realizaram 378 testes, com 94 resultados positivos.
No ponto em Pernambués, a operadora de caixa Carmem Santana, de 35 anos, destacou a importância de confirmar a doença para ter os devidos cuidados. “Estava com sintomas gripais e decidi fazer o exame para me certificar. Agora sei que estou positivada e vou precisar estar isolada. Aqui já recebi as orientações médicas e vou seguir o recomendado. Estou vacinada e a doença não vai se agravar, com fé em Deus. Se surgir a dúvida, é importante que as pessoas façam o exame para não contaminar os outros”, disse.
Ao sentir febre e dor de garganta, a empregada doméstica Maria Janice Fonseca, de 53 anos, decidiu procurar o ponto de testagem na Pituba e ressaltou a comodidade de ter acesso ao serviço no bairro onde mora. “Poder fazer o exame na praça dá maior segurança e comodidade. Aqui é um ambiente aberto, e eu acredito que mais seguro do que hospitais. A estrutura é boa, e o serviço é organizado. Agora estou muito mais tranquila, porque meu teste deu negativo, então é só uma gripe”, afirmou.
“Esta é uma ação exitosa, com a testagem a gente consegue tirar os positivados de circulação para que eles não disseminem o vírus. Entretanto, a população também precisa fazer sua parte, e a gente orienta no sentido que evitem aglomerações. Infelizmente, ainda estamos vivendo a pandemia, por isso temos que continuar usando as máscaras e nos prevenindo contra a doença”, afirmou o coordenador das testagens pela SMS, Sérgio Medrado.
Funcionamento – Em cada ponto de testagem são realizados 200 exames por dia. A estrutura funciona das 8h às 13h, e o atendimento acontece por ordem de chegada. A medida de proteção à vida consiste na triagem, cadastro e realização do teste nasofaringe. Se o resultado do exame for negativo, o cidadão é liberado e instruído a continuar com os protocolos de segurança, mantendo o uso de máscaras e álcool em gel.
Os pacientes que forem identificados com diagnóstico positivo são atendidos imediatamente pelo médico, no próprio Med Móvel presente no local. Durante a consulta, o paciente é orientado a permanecer em isolamento domiciliar e a procurar os serviços de saúde da rede municipal em caso de agravamento do quadro clínico.
Medrado recomendou ainda que apenas pessoas com sintomas gripais procurem os pontos de testagem itinerante, e após dois dias da apresentação dos primeiros sinais. “O número de positivados nas estruturas móveis é muito alto e já chegou a 75%, nas últimas semanas. Todo local de testagem é uma zona de risco e a gente entende que, se muitas pessoas estiverem com a Covid-19, quem não estiver doente pode sair contaminado”, explicou.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha
08 de Junho de 2026SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |
Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil
08 de Junho de 2026Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti
MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023