Saúde

Março Mulher oferece exames ao público feminino no Hospital Municipal

17 de Março de 2022 - Secretaria Municipal da Saúde - SMS
[Março Mulher oferece exames ao público feminino no Hospital Municipal]

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), localizado em Boca da Mata, intensificou, durante este mês, a oferta de consultas e exames preventivos gratuitos para a mulher

A ação faz parte do Março Mulher e contempla ultrassonografias das mamas e transvaginais, com o objetivo de intensificar o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero na capital baiana. Por mês, 1,4 mil vagas são ofertadas para os procedimentos. Para o Março Mulher, este número foi ampliado, com 102 ultrassonografias de mama e 157 transvaginais a mais. 

Os procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e da manhã, no espaço físico do ambulatório e da bioimagem, em uma sala reservada para este atendimento. Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos 154 postos da rede municipal. No local, deve apresentar documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada. 

De acordo com Gustavo Mettig, diretor do HMS, a iniciativa é importante e estas ações têm que ser contínuas. “Há um reforço na disponibilidade de agenda para que o público feminino possa fazer seus exames, cuidar da saúde e identificar de forma precoce qualquer situação que necessite tratamento”. 

A atendente Leiliana Cabral esteve no hospital para fazer exame de ultrassom, na manhã desta quinta-feira (17). Ela fez o agendamento na unidade de saúde perto de casa, em Jardim Nova Esperança, e elogiou a facilidade em conseguir atendimento. “Acho importante o check-up anual e o atendimento aqui é muito bom. Esta é a terceira vez que faço o agendamento no posto de saúde e me encaminharam para cá. Espero que os próximos exames sejam aqui, pois é tudo de excelência”. 

Atendimento na rede – Os Multicentros de Saúde também participam do Março Mulher, oferecendo mais de 500 vagas e consultas para colposcopia e ultrassom transvaginal, mamário, pélvico e colposcopia. O quantitativo está distribuído da seguinte maneira: Liberdade (182 vagas), Amaralina (141 vagas), Carlos Gomes (91 vagas) e Vale das Pedrinhas (108 vagas).


Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Comentários

Outras Notícias

[Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas]
Justiça

Moraes abre prazo para alegações do Núcleo 2 dos atos golpistas

05 de Setembro de 2025

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

[CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova]
Educação

CNU 2025 em contagem regressiva: falta um mês para primeira prova

05 de Setembro de 2025

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl

[Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Suíca se reúne com relator do projeto que regulamenta profissão de garis e margaridas

05 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb]
Saúde

Tilápias vendidas em feiras de Itapetinga apresentam contaminação bacteriana, alerta estudo da Uesb

04 de Setembro de 2025

Fotos: Reprodução / Ascom - Uesb

[Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney]
Esportes

Nicolas Prattes se torna brasileiro mais rápido na Maratona de Sydney

04 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução/ redes sociais

[Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados]
Bahia

Maria Bethânia compartilha bastidores de turnê pelos 60 anos de carreira; shows em Salvador estão esgotados

04 de Setembro de 2025

Foto: Instagram