Aplicativo ‘Conecta Covid’ otimiza acolhimento à pacientes com doenças respiratórias na rede municipal de Salvador
28 de Março de 2022 - Secretaria Municipal da Saúde - SMS
Para assistir aos pacientes em tratamento contra doenças respiratórias, como a Covid-19 e com sequelas da doença, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador implantou a plataforma Join, que permite a interação entre especialistas da rede municipal sobre o mesmo caso à distância com a telemedicina
Na rede municipal iniciaram o projeto ‘Conecta Covid’ as Unidades de Saúde da Família (USF’s) Vale do Matatu (Brotas), São José de Baixo (Itapagipe) e Federação (Barra-Rio Vermelho); os gripários Barris e da ilha de Bom Jesus dos Passos; Hospital Municipal, além do Sagrada Família. Cada uma recebeu um aparelho para tele interconsulta entre profissionais.
A ferramenta de cooperação é utilizada como modelo em países como o Japão, especialmente no período de crise sanitária, nela é possível retirar dúvidas, realizar diagnósticos através de avaliação de exames laboratoriais, laudos de tomografia e radiografias de tórax via aparelho portátil, como forma de fortalecer uma segunda opinião formativa, além de uma melhora no tempo resposta entre generalistas e especialistas, tudo isso através de tablet ou smartphones.
O coordenador médico dos Barris, Abevailton Silva ressalta o caráter complexo da Covid-19 e afirma que o aplicativo dispõe o cuidado integral de diversos profissionais para tratar o agravo. “Vamos analisar o paciente, de acordo com sua faixa etária e os profissionais poderão compartilhar experiências consolidadas nessa oportunidade, isso dá mais segurança na conduta com mais fundamentação para tratar aquele caso”.
O titular da pasta, Leo Prates esclarece que uma das funções da plataforma é poder acompanhar à distância aquele paciente mesmo após a alta hospitalar. “No sistema vamos monitorar toda a evolução do caso e mesmo após a internação, o indivíduo vai ter toda a assistência para uma boa recuperação, retornando para o lar com mais segurança. Isso, nos dá a tranquilidade, de que Salvador segue atenta em ofertar condições para uma qualidade de vida e saúde para aqueles atingidos pelo vírus”.
Foto: Tony Winston/Ministério da Saúde
Comentários
Outras Notícias
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Impugnação apresentada pelo SindilimpBA coloca em xeque participação de cooperativas em contrato de limpeza pública em Barra do Rocha
08 de Junho de 2026SindilimpBA pede que edital em Barra do Rocha seja refeito | FOTO: Divulgação/Freepik |
Confederação da Saúde aciona STF contra regras sobre riscos psicossociais no trabalho
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Cachês do São João 2026 reacendem debate após artistas registrarem aumentos superiores a R$ 100 mil
08 de Junho de 2026Foto: André Carvalho (BN) / Instagram da @eduardocosta e @osmenotti
MPF e MP-BA fecham acordo para ampliar fiscalização ambiental da Ponte Salvador-Itaparica
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Ator que interpreta Pelé em série da Netflix acredita que produção pode reacender orgulho do brasileiro pelo país
08 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023