Varíola dos macacos é declarada pela OMS como emergência mundial de saúde
23 de Julho de 2022 - OMS - Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, nesta sábado (23), que a varíola dos macacos é uma emergência de saúde global
Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Ele informou ainda que, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão.
"Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse Tedros Adhanom, em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde é alto.
Segundo o diretor-geral da OMS, cerca de metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos já tem acesso garantido a vacinas.
Já o diretor de Emergências da OMS, Mike Ryan, afirmou que ser vacinado não dá proteção instantânea contra a doença.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Dentro de um a três dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
As lesões passam por cinco estágios antes de sumir, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de duas a quatro semanas.
Detectada pela primeira vez em humanos em 1970, a varíola dos macacos é menos perigosa e contagiosa do que a outra versão, erradicada em 1980.
Na sexta-feira (22), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou estender o uso de uma vacina contra a varíola, que já é usada em vários países, para combater a propagação da varíola dos macacos.
Veja como se proteger
Utilizar máscaras, manter o distanciamento e fazer regularmente a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pelo monkeypox, vírus causador da varíola dos macacos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.
"Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças", disse a agência.
Preocupação crescente
Tedros Adhanom já havia expressado "preocupação" com o aumento do número de casos de varíola dos macacos na última quinta-feira (21), durante a abertura da reunião do comitê de emergência de especialistas, que avaliou se o atual surto da doença justificaria ou não o mais alto nível de alerta.
O diretor-geral da OMS tem a responsabilidade de declarar a emergência de saúde pública de âmbito internacional, nível máximo de alerta do órgão, que deve desencadear toda uma série de ações por parte dos países membros.
"A varíola dos macacos está fora de controle, não há razão legal, científica ou de saúde para não declarar uma emergência de saúde pública de magnitude internacional", disse no Twitter, na sexta-feira (22), Lawrence Gostin, especialista americano em direito da saúde pública e diretor do Centro de Direito da Saúde da OMS.
Desde o início de maio, foi detectado um aumento incomum de casos da doença fora dos países da África Central e Ocidental, regiões onde o vírus é endêmico. A varíola dos macacos se espalhou por todo o mundo, com um alto número de infecções na Europa.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia
12 de Dezembro de 2025Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil
‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação / Cinema Scorpio
CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A
12 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Instagram
Após boatos, equipe confirma que Bruno Magnata segue no comando da La Fúria
12 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol
11 de Dezembro de 2025Foto: UFPR/Divulgação
Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas
11 de Dezembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023