Bahia registra sete novos casos de varíola dos macacos; Estado possui 52 infectados
29 de Agosto de 2022 - Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no último sábado (27), sete novos casos de varíola dos macacos no Estado
Segundo a pasta, os novos registros são de Salvador (3), Lauro de Freitas (2), Itabela (1) e Teixeira de Freitas (1). Com as novas confirmações, o número de casos confirmados na Bahia alcançou 52 registros.
Do total de casos já confirmados na Bahia, de acordo com a Sesab, 38 estão em Salvador, dois em Lauro de Freitas, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Feira de Santana, um em Ilhéus, um em Itabela, um em Juazeiro, um em Maracás, um em Mutuípe, um em Teixeira de Fretas e um em Xique-xique.
De acordo com a Sesab, além dos registros já confirmados, a Bahia acumula 95 casos suspeitos da doença.
Entenda a doença
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Jurista defende combate unificado ao avanço do crime organizado
30 de Novembro de 2025Foto: Divulgação/Walfrido Warde
Pronunciamento de Lula destacará isenção do IR e programas sociais
29 de Novembro de 2025Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado
29 de Novembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ARQUIVO
Mr. Olympia 2026 será em setembro, em Las Vegas, e traz novo palco para as competições
28 de Novembro de 2025Foto: Reprodução/Instagram
Anvisa e Butantan firmam etapa final para liberação da vacina da dengue no Brasil
28 de Novembro de 2025Foto: Divulgação/Butantan
Novembro Azul: acompanhamento urológico desde a juventude pode fortalecer a prevenção e reduzir riscos à saúde masculina
28 de Novembro de 2025Foto: Reprodução GOV BR
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023